A capital onde 60% dos eleitores desaprovam o governo Lula

Publicado em 11/04/2023, às 11h30
-

Veja

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é amplamente rejeitado em Porto Velho, capital de Rondônia, segundo levantamento feito entre os dias 5 e 8 de abril pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 11.

LEIA TAMBÉM

Segundo a pesquisa, 60,6% dos eleitores desaprovam a gestão Lula enquanto 34,6% a aprovam e 4,8% disseram que não sabem ou não quiseram avaliar. Embora sejam ruins, os números são até melhores para o petista do que os registrados no segundo turno da eleição presidencial, quando ele teve 35,37% dos votos válidos na cidade contra 64,63% de Jair Bolsonaro.

Porto Velho é a primeira capital pesquisada até agora pelo instituto neste ano que desaprovou o governo Lula. Em outras seis cidades, o petista teve mais aprovação do que reprovação – a melhor performance foi em Salvador, onde 67,4% dos eleitores avalizam o seu mandato (veja matéria completa aqui). Prefeitura O Paraná Pesquisas também sondou como está a corrida pela prefeitura, cuja eleição será em 2024.

O atual prefeito, Hildon Chaves (União Brasil), não pode mais se reeleger, porque está no seu segundo mandato. Com margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa apontou quatro candidatos empatados tecnicamente na disputa: o deputado federal Fernando Máximo, do União (18,2%); o ex-deputado federal Léo Moraes, do Podemos (16,1%); a ex-deputada federal Mariana Carvalho, do Republicanos (15,3%); e a deputada federal Cristiane Lopes, do União (10,9%). A pesquisa ouviu 714 eleitores na capital de Rondônia

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC