Redação
Que felicidade! a Feira Gastronômica Graciliano Ramos está de volta com muito sabor e cultura, de 10 a 13 novembro, para a gente matar a saudade da Feijoada da Naza, da tapioca Da Terra Tapiocas e Cia, do sarapatel de O Bodão, dos doces e salgados da Willi Cakes, e muito mais gostosuras. Evento organizado pela Associação dos Moradores de Graciliano Ramos, tem o apoio do Sebrae Alagoas, e vai dar mais sabor à parte alta da cidade.
LEIA TAMBÉM
Anote: De 10 a 12 de novembro, das16h as 23h, quarta edição da Feira Gastronômica do Graciliano Ramos na praça central do Graciliano Ramos.
Uma das participantes da Feira é a Naza, que conheci no ano 2017. De lá pra cá, continuo fã da alagoana Maria Nazaré Pereira de Lima, ex-cobradora de ônibus, que faz uma deliciosa feijoada com orelha, pé, rabo, mocotó de porco, paio, bacon, charque, couve, torresmo e abacaxi. E para o festival, a feijoada será no pote, e ainda vai ter carne do sol na macaxeira frita e queijo coalho.
Feijoada da Naza vai ganhar versão pote para a Feira Graciliano Ramos
Laudecina Ferreira é Das Terras da Tapioca, e sua história é emocionante. No ano de 1996, a alagoana de São José da Laje, com R$ 50,00 emprestado, comprou um fogareiro, uma chapa, goma, coco e em uma barraca improvisada no Graciliano Ramos iniciou o sonho de ser tapioqueira.
O empresário João Felipe, de O Bodão, é um entusiasta do evento. Famoso pelo bode na chapa com queijo coalho, ele também vai levar a sarapatel de bode e mais tradições nordestinas para o festival.
O Bodão vai levar as tradições: Sarapatel de bode, buchada, carneiro guisado e na chapa, carne de sol …
Também jamais esqueci a delicadeza da torta mousse de chocolate (mais que perfeita) da Willi Cakes (@willicakes), e as famosas empadas coroadas com cream cheese gratinado. O casal de empreendedores, Williana Bernardo e João Carlos Albuquerque, venceram a pandemia e vão adcionar mais doçura à feira do Graciliano Ramos. Vamos lá, vai ser bem legal e saboroso.
Empadas da Willi Cakes
De acordo com a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Vânia Britto, a feira já está consolidada no calendário de evento da região e vem sendo ampliada ano a ano. “O evento propicia a conquista de novos clientes, aumento de faturamento, visibilidade aos negócios locais, além de fomentar a integração com a cadeia de valor do setor e a valorização da cultura, dando oportunidade aos artistas locais”, ressalta. Segundo Vânia, o evento também tem promovido a formalização de novos negócios no segmento de alimentação fora do lar no conjunto Graciliano Ramos.
Festival Gastronômico Graciliano Ramos é o melhor evento na parte alta da cidade
A primeira edição da feira foi realizada em 2017 a pedido dos próprios comerciantes e moradores do local. Para viabilizar o projeto, a Associação de Moradores do conjunto contou com o apoio do Sebrae Alagoas desde o início.
Da Terra Tapiocas vai levar as tradições nordestinas
LEIA MAIS