A lasanha arretada do chef Breno

Publicado em 11/07/2025, às 09h59
-

Nide Lins

Um bom restaurante, pra mim, é aquele que o tempo passa, mas o sabor permanece intacto — feito memória boa. No caso do Maria Antonieta (@mariaantonieta.maceio), o sabor segue irresistível e o sorriso do chef Breno Gama (@brenogamachef) também continua o mesmo: largo, simpático e acolhedor. Já são 16 anos de uma trajetória apaixonada pela cozinha italiana — com alma alagoana. Da lasanha de carne com azeite trufado (de suspirar!) ao patrimônio alagoano, Camarão Bar das Ostras, cada prato é um encontro entre tradição e afeto. Um diálogo harmônico entre a Itália e Alagoas.
Pão de linguiça, tradicional de Maria Antonieta
Difícil saber por onde começar. Mas o pão de linguiça artesanal, feito com receita italiana desde o primeiro dia da casa, é um bom caminho. Super macio resume a essência do restaurante: raízes, técnica e muito carinho.
Carpaccio de polvo
Do mar, vem o frescor do Carpaccio di Polpo — carpaccio de polvo, finíssimo, marinado em especiarias, servido com focaccia e torradinhas que abraçam o paladar. É coisa de Iemanjá, rainha do mar.
Lasanha al Tartufo
E tem que provar a Lasanha al Tartufo: massa verde de espinafre, carne, azeite trufado, dois molhos (o de carne e o branco com queijo) se misturam num abraço que aquece por dentro. É prato que conforta, emociona.
Ravioli dos sonhos
Outro clássico da casa é o Ravioli dos Sonhos — massa recheada com queijo cremoso, camarões, requeijão, pomodoro e especiarias. A cada garfada, um suspiro.
Camarão Bar das Ostras
Mas tem um prato que conta uma história. Na juventude, Breno teve o privilégio de provar o Camarão Bar das Ostras, no endereço original à beira da lagoa, pelas mãos da própria Comadre Oscarlina. Era só um garoto, mas aquele sabor nunca mais saiu da memória. Patriônio Imaterial de Alaogas,  a tradiçao com sabor de cozinha afetiva.
Tiramisú, clássico do Maria Antonieta
Pra adoçar a vida, bora de tiramisù! A verdadeira e tradicional sobremesa italiana, feita com biscoito, café, chocolate e o clássico Mascarpone – cremoso e italianíssimo. Leve, docinha na medida certa, e com aquele toque de café suave que derrete no céu da boca. 
 
Quem é o chef Breno Gama?
Breno ao lado da sua maior inspiração: Maria Antonieta
Chef Breno Gama é alagoana com coração italiano. Começou há 40 anos com as pizzas — Super Pizza foi o início, depois veio o Armazém Guimarães. Mas foi com o Maria Antonieta que ele mergulhou de vez na culinária italiana, estudando em São Paulo, depois na Academia de Firenze e a Escola Bolognese, em Bolonha. A paixão virou missão de vida.
Tudo é bom no Maria Antonieta, até as saladas
O nome do restaurante é uma homenagem à mãe, Maria Antonieta, mulher linda, forte, que criou os três filhos com coragem e afeto. Hoje, os irmãos Dedé, Breno e Leopoldo seguem juntos nos restaurantes da família — Super Pizza, Armazém Guimarães e Maria Antonieta.
Irmãos empreendedores:Dedé, Leopold e Breno 
 Entre os três, Breno é o único chef . Cozinhar sempre foi sua paixão — e é com esse tempero de afeto que ele mantém vivo o italiano mais querido de Alagoas. E antes que eu esqueça: o Maria Antonieta agora também tem uma nova unidade no Parque Shopping. Mas essa história fica pra próxima reportagem.
Rota: Maria Antonieta
Preço: De R$ 22,00 até R$ 185,00 (lagosta)
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 150 - Jatiúca e Parque Shopping
Funciona todos os dias para almoço e jantar

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pastel de festa da Cil Nogueira é o tal A magia do Natal chegou na padaria Queijadona, estrela natalina Dia do Vinho no Martinez