Deisy Nascimento
Você, tutor, já parou para pensar o que se passa na cabeça do seu cãozinho ou gatinho? Eu, como tutora, desde que me entendo por gente fico pensando no que se passa na cabecinha deles e o que cada atitude e comportamento revelam. Fiquem atentos, pois é mais simples do que parece.
LEIA TAMBÉM
Apesar dos nossos amigos de quatro patas não serem bons com palavras, a linguagem corporal canina e felina é muito rica e é por ela que eles conseguem se comunicar com o mundo. Aprender e saber interpretar e lidar com o comportamento deles é fundamental para melhorar a nossa relação com os bichinhos de estimação. O movimento da orelha, do rabo e até o olhar deles pode dizer muita coisa a respeito do que eles querem. Anota essas informações e fique sabendo como lidar com eles.
Observe a postura, expressões faciais, vocalizações e outros sinais físicos que poderão te ajudar a entender o que seu animal de estimação está tentando dizer.
Linguagem Corporal dos Cães:
Cauda:
Uma cauda abanando relaxadamente indica felicidade e excitação, enquanto uma cauda entre as pernas pode significar medo ou submissão. Uma cauda ereta e rígida pode ser um sinal de alerta ou agressividade potencial.
Orelhas:
Orelhas eretas podem indicar alerta ou curiosidade, enquanto orelhas para trás podem indicar medo, submissão ou desconforto.
Postura:
Um cão com postura relaxada está se sentindo confortável, enquanto um corpo tenso pode indicar alerta ou estresse. Inclinar-se para frente pode indicar interesse ou agressividade, enquanto inclinar-se para trás pode ser um sinal de medo ou submissão.
Olhar:
Um olhar fixo pode ser um sinal de ameaça, enquanto desviar o olhar pode ser uma forma de acalmar a situação. Mostrar o branco dos olhos (olho de baleia) pode indicar ansiedade ou estresse.
Vocalizações:
Latidos, uivos, rosnados e ganidos podem ter diferentes significados dependendo do contexto e do tom.
Outros sinais:
Cães podem se encolher, encolher ou lamber os lábios para expressar medo ou submissão, ou levantar as patas dianteiras e dobrar as ancas para convidar à brincadeira.
Linguagem Corporal dos Gatos:
Cauda:
Uma cauda abanando lentamente pode indicar irritação, enquanto uma cauda ereta com a ponta curvada para baixo pode ser um sinal de excitação.
Orelhas:
Orelhas achatadas contra a cabeça podem indicar medo, raiva ou defesa, enquanto orelhas eretas e viradas para frente podem indicar curiosidade ou atenção.
Postura:
Um gato encolhido pode estar com medo ou desconforto, enquanto um gato relaxado e deitado de barriga para cima pode estar se sentindo seguro e feliz.
Vocalizações:
Miar, ronronar e rosnar são algumas das formas de comunicação vocal dos gatos.
Outros sinais:
Arrepiar o pelo, mostrar os dentes e chiar são sinais de agressão ou defesa.
Dicas adicionais:
Contexto:
É importante considerar o contexto em que o animal está se comportando para entender o significado de sua linguagem corporal.
Observação:
Preste atenção aos padrões de comportamento do seu animal de estimação para identificar como ele normalmente se expressa.
Consulta:
Se você tiver dúvidas sobre a linguagem corporal do seu animal de estimação, consulte um veterinário ou especialista em comportamento animal.
Atenção: Entender melhor a linguagem corporal dos cães e gatos irá fortalecer o vínculo entre você e seu animal de estimação e permitirá que você responda às suas necessidades de forma mais eficiente.
LEIA MAIS