“A Nova MPB Alagoana”: livro investiga trajetórias de alagoanos no cenário atual

Publicado em 22/12/2025, às 16h28
-

Divulgação

Ler resumo da notícia

A pesquisadora, jornalista e professora Laís Falcão lançou nesta segunda-feira (22), o livro digital “A Nova MPB Alagoana”, que investiga como artistas alagoanos constroem suas trajetórias diante das transformações da indústria fonográfica digital e dos desafios do mercado independente.

LEIA TAMBÉM

O interesse pela Nova MPB alagoana surgiu da convivência da autora com artistas locais em ascensão. Essa experiência também possibilitou aprofundar pesquisas iniciadas no mestrado e no doutorado, utilizando uma abordagem qualitativa e a metodologia de estudo de casos múltiplos.

“O livro descreve como alguns artistas estão construindo suas carreiras, os desafios que enfrentam, as estratégias que adotam para superá-los e suas principais características estéticas e musicais. É uma maneira de construir conhecimento e trazer a cultura musical alagoana para o debate”, explicou Laís Falcão.

Andréa Laís, Antonio da Rosa, Batata Boy, Bruno Berle, Chico Torres, FLORA, Ítallo França, Larine, LoreB, May Honorato, Naty Barros e Nyron Higor são 12 artistas da Nova MPB, selecionados como estudos de caso nesta pesquisa por suas carreiras artísticas. Embora alguns tenham nascido fora de Alagoas, todos se consideram alagoanos.

A obra também aponta a importância das políticas culturais para o fortalecimento da cena musical no estado. Sobre o papel do incentivo público, a autora destaca a relevância da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), decisiva para o lançamento de álbuns, mas ressalta a necessidade de avanços estruturais.

“Ainda assim, existem desafios a serem superados. Como toda política pública deve se atentar às críticas acadêmicas e da sociedade. A PNAB, sozinha, não garante a sustentabilidade da cena musical. São necessárias mais políticas culturais, projetos governamentais contínuos, um calendário fixo e mais iniciativas de financiamentos do setor privado”, concluiu.

“A Nova MPB Alagoana” foi uma pesquisa viabilizada pelo Edital nº 24/2024 de Fomento à Música – Carlos Alberto Moura Gama, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizados pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Sobre a autora - Laís Falcão é pesquisadora, professora, jornalista, agente e parecerista cultural. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é mestre e doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autora de livros dedicados à MPB e à Nova MPB.

Serviço
Livro: A Nova MPB Alagoana
Autora: Laís Falcão
Formato: e-book
Lançamento: 22 de dezembro de 2025
Disponível para download em: https://linktr.ee/falcao_lais?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=48f8ec48-55b6-459a-8a75-6337050cdea2

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Desfile Natal de Todos Nós acontece nesta segunda (22) em Jaraguá Secult lança Edital Prêmio Carnaval 2026 com investimento de R$ 1 milhão 6º Festival Alagoano de Bumba Meu Boi reúne mais de 30 grupos Espetáculo “Um Canto de Natal” é exibido na escadaria do Complexo Cultural Teatro Deodoro