A única certeza sobre a eleição de 2026

Publicado em 31/05/2025, às 10h00

Flávio Gomes de Barros

O assunto político da semana em Alagoas foi o possível estremecimento da relação entre o deputado federal Arthur Lira (PP) e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), por conta da exoneração de pessoas ligadas ao parlamentar de cargos comissionados na Secretaria Municipal de Educação.

LEIA TAMBÉM

O fato é concreto e, segundo se especula, teria ocorrido por conta da posição de Arthur Lira em não apoiar o nome de Marluce Caldas, Procuradora de Justiça do Ministério Público de Alagoas e tia do prefeito JHC, para ministra do Superior Tribunal de Justiça.

Vale citar que o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Paulão (PT), de grupo adversário do prefeito, defendem que o presidente Lula (PT) indique Marluce para o STJ.

No meio desse contexto, existe ainda a possibilidade de JHC mudar de partido, dependendo do desenrolar dos entendimentos.

Enquanto o prefeito evita falar sobre esses assuntos, Arthur Lira veio a público dizer que continua seu aliado e o apoiaria para o governo em 2026 - JHC que foi elogiado até mesmo pelo governador Paulo Dantas (MDB) diante da possibilidade de ele se filiar ao PSB.

A questão ganha cotornos mais fortes pelo fato de João Henrique Caldas estar sendo apontado como possível candidato a governador e, caso isso se confirme, modificaria bastante o cenário.

Até porque o senador Renan Calheiros Filho (MDB) chegou a dizer que tentaria voltar ao governo do Estado, mas depois tal hipótese esfriou e ele próprio não manifesta muita convicção quanto a isso.

Sobre as eleições do próximo ano, a única certeza que se tem até aqui é a candidatura à reeleição do senador Renan Calheiros, que vai tentar obter seu quinto mandato seguido na principal casa do Congresso Nacional.

 

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar