Redação
Da chamada Velha Guarda da política alagoana só restam com mandato atualmente o prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, o senador Renan Calheiros e Ronaldo Lessa, ainda vice-prefeito de Maceió e eleito agora vice-governador de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Benedito de Lira, 80 anos, é o mais velho deles e também o de carreira política mais extensa: foi vereador em Junqueiro e em Maceió, presidiu a Câmara Municipal de Maceió, foi prefeito interino da Capital, secretário de Estado, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal, senador e governador interino de Alagoas.
Ronaldo Lessa, 73 anos, foi eleito deputado estadual em 1982 e vereador de Maceió em 1988, sendo eleito prefeito da capital em 1992 e, em 1998, governador de Alagoas por dois mandatos seguidos. Foi também deputado federal e, em 2020, se elegeu vice-prefeito de Maceió, ganhando este ano o mandato de vice-governador de Alagoas, assumir em 1o de janeiro.
Renan Calheiros, 67 anos, se elegeu deputado estadual em 1978, sendo também deputado federal e é senador no quarto mandato consecutivo, tendo sido por duas vezes presidente do Senado Federal.
Fernando Collor de Mello, 73 anos, que não se reelegeu senador este ano, é outro dessa velha geração, se iniciando na política como prefeito de Maceió, em 1979, elegendo-se deputado federal, governador de Alagoas e presidente da República, e encerrará em 31 de dezembro o segundo mandato seguido no Senado.
Já os expoentes da nova geração de políticos em Alagoas são o governador Paulo Dantas, o prefeito de Maceió, JHC, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, e os senadores Renan Calheiros Filho e Rodrigo Cunha.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar