TNH1
Transformações nas agências, combate à desinformação e uso de inteligência artificial. Esses são alguns dos temas que foram colocados em pauta durante o “ABAP 360”, o primeiro evento nacional desta série realizado em Alagoas, pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), que acontece no Jatiúca Hotel e Resort, em Maceió, nesta terça-feira, 25.
LEIA TAMBÉM
O encontro contou com a presença da presidente da ABAP Nacional, Márcia Esteves (sócia da Lew’Lara\TBWA), acompanhada da diretora executiva Mariana Panhoni, e da presidente da ABAP Alagoas, Fernanda Benamor, que também é CEO da Duck Comunicação. Entre os palestrantes estão Fábia Juliasz, CEO da Marketdata e Chief Data & Knowledge Officer da rede VMLY&R Latam; Pyr Marcondes, especialista em comunicação, inovação e inteligência artificial; o secretário Estadual de Comunicação, Wendel Palhares, entre outros (confira a lista completa aqui).
Para o diretor-executivo do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), Leonardo Sampaio, é importante enaltecer o papel da comunicação no mercado da notícia, no segmento de informação à comunidade, e provar que ainda é muito expressivo e relevante.
“Apesar dos questionamentos à mídia off (TV e rádio) com a chegada das redes sociais, o evento vem para enaltecer o grande mercado, que ainda, na sua primazia, é a TV e o rádio. Vem também alertar os anunciantes que [o mercado off] é o que move os negócios, o que valoriza e constrói as marcas. E isso anda em paralelo com as redes sociais, cada um com seu espaço”, explicou Leonardo Sampaio.
A presidente da ABAP Alagoas e CEO da Duck Comunicação, Fernanda Benamor, ressaltou que o intuito é agitar o mercado, que “está preparado e querendo este tipo de movimento”, em um grande encontro de agências de publicidade, imprensa, fornecedores, parceiros que fazem parte do ecossistema.
“A gente tem falado, sim, de inteligência artificial, porque ainda é um tema que assusta muita gente, que questiona qual é o futuro do nosso mercado de comunicação a partir da IA. É uma ferramenta que nos ajuda a trabalhar melhor, a otimizar os nossos processos, a tornar tudo de uma forma mais automatizada e menos burocrática, mas que isso não substitui o ser humano, a criatividade que está por trás, porque a gente fala sempre, né, publicidade ela é criatividade, e não tem nada mais criativo do que a mente humana”, pontuou.
O secretário de Comunicação de Alagoas e vice-presidente do Conselho Nacional de Comunicação, Wendel Palhares, avaliou que as mudanças do mercado são uma “revolução” neste momento.
“Temos como fazer uma comunicação que, muitas vezes, era isolada e que hoje exige de qualquer profissional realmente capacitado a capacidade de cruzar jornalismo, publicidade, tecnologia, dados e comunicação. E aqui você tem a oportunidade de trazer profissionais nacionais e discutir como a publicidade pode prestar um serviço público, que é a área do Governo do Estado, e como podemos ter uma comunicação mais humana, que realmente toca os sentimentos. Sempre tenho dito que existe a IA, e ela é inevitável, aceitem: a inteligência artificial está aqui para nos auxiliar. Mas também existe outra IA, que é a inteligência do amor. Jamais você vai conseguir se comunicar bem sem afeto”, detalhou.
Também presente no evento, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Alexandre Lino, afirmou que a ABAP acertou em promover um evento deste porte, trazendo um momento de “capacitação, qualificação e análise do atual cenário do mercado”.
“Nós funcionamos em ecossistema, uma coisa vai influindo na outra e vai fortalecendo. Então a gente precisa entender que o jornalismo contribui na publicidade, que também contribui no jornalismo. E toda essa cadeia vai envolver vários profissionais. A gente vem prestigiar e entender tudo isso que está acontecendo, e como é que pode contribuir para entregar para quem está em casa, para quem está lendo, ouvindo ou assistindo, o melhor conteúdo”, finalizou.
LEIA MAIS