ABC do Filé: projeto inovador capacita 32 bordadeiras em Alagoas

Publicado em 18/06/2025, às 18h11
- Divulgação

Assessoria

O projeto ABC do Filé, que transforma pontos tradicionais do bordado filé alagoano em uma inovadora fonte tipográfica, concluiu esta semana sua primeira turma de capacitação. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto do Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba (Inbordal) e apoiada pela Braskem por meio do edital “Projetos que Transformam”, capacitou 32 bordadeiras do Pontal da Barra, em Maceió, e celebrou seu encerramento nesta quarta-feira (18/06).

LEIA TAMBÉM

O ABC do Filé representa uma revolução na forma de utilizar o bordado tradicional alagoano, criando uma ponte entre o artesanato secular e o design contemporâneo. Cada letra do alfabeto corresponde a um ponto específico da técnica do filé, permitindo que textos sejam “escritos” através dos pontos do bordado. O projeto, além de ajudar a aprimorar a técnica do bordado, abre novas possibilidades de mercado para as artesãs.

“O ABC do Filé é o primeiro projeto de design que considero ter feito. A ideia nasceu das experiências com artesãos alagoanos e busca criar uma comunicação efetiva entre designers e artesãs para o desenvolvimento de projetos inovadores”, explica Paulo Acioly, idealizador do projeto. “Nosso objetivo desde o início foi que o ABC do Filé se tornasse uma nova fonte de renda para as bordadeiras, além de renovar o interesse na técnica, que é extremamente antiga e tradicional em Alagoas.”

Petrucia Lopes, vice-presidente do Inbordal, explica que a capacitação foi estruturada em quatro encontros. “Nos primeiros, as bordadeiras aprenderam sobre a origem do projeto, aprimoraram técnicas de preparo da rede e resgataram pontos tradicionais que estavam sendo menos utilizados”, diz. “Nos encontros seguintes, as participantes trabalharam com textos de poetas alagoanos, transformando-os em peças únicas através da nova técnica”.

Islane dos Santos, uma das bordadeiras participantes do projeto, destaca a importância da iniciativa para a comunidade: “O ABC do Filé trouxe uma renovação para nosso trabalho. Eu já fazia o filé, mas o curso é importante especialmente pela troca de experiências entre as meninas e a oportunidade de melhorar os pontos, de aprender cada vez mais”, diz.

O evento de encerramento marcou também o lançamento do manual do ABC do Filé, tanto em formato digital quanto físico, que passa a servir como guia para as bordadeiras e interessados na técnica. Também foram expostas as peças produzidas durante a capacitação, incluindo poesias de autores alagoanos bordadas com a nova técnica.

O projeto ABC do Filé é um dos vencedores do 3º Edital “Projetos que Transformam” da Braskem, que busca fomentar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social nas regiões onde a empresa está presente. Em 2024, o edital recebeu 244 inscrições dos estados de Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, das quais 11 foram selecionadas como vencedoras.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da Braskem em contribuir para o desenvolvimento das comunidades do seu entorno, incentivando projetos que gerem impacto positivo e duradouro”, afirma Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas. “O ABC do Filé é um exemplo perfeito de como podemos aliar tradição e inovação para criar novas oportunidades econômicas e preservar o patrimônio cultural alagoano.”

Cada projeto selecionado no edital recebe incentivos de até R$ 50 mil em recursos para sua execução e tem um prazo de 12 meses para ser implementado. Durante esse período, a Braskem acompanha de perto o andamento das iniciativas, por meio de relatórios de prestação de contas e verificação do cumprimento dos compromissos assumidos.

Quem quiser conhecer mais sobre o ABC do Filé pode acompanhar o perfil do Instituto do Bordado Filé no Instagram (@inbordal) ou visitar o Pontal da Barra, em Maceió, onde as bordadeiras capacitadas pelo projeto estão aplicando a nova técnica em suas criações.

Sobre o ABC do Filé

O ABC do Filé é um projeto que mescla arte, cultura popular e design contemporâneo, ressignificando a relação das pessoas com o bordado filé, um dos maiores símbolos da cultura alagoana. A proposta cria uma fonte tipográfica onde cada letra do alfabeto é formada por pontos de bordado filé, permitindo “escrever com o bordado”. O projeto busca resgatar e modernizar a técnica, trazendo-a para novas formas de expressão e criando novas possibilidades de consumo, seja em decoração, moda ou produtos personalizados.

Sobre o Instituto do Bordado Filé

O Instituto do Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba (Inbordal) é uma organização dedicada à preservação, valorização e desenvolvimento do bordado filé alagoano. Atuando junto às comunidades de bordadeiras, o instituto promove capacitações, busca novos mercados e trabalha para garantir a continuidade dessa importante manifestação cultural de Alagoas.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros. Em Alagoas, a empresa mantém um forte compromisso com o desenvolvimento local, apoiando iniciativas que promovam a inclusão social, a educação e a preservação cultural através de programas como o edital “Projetos que Transformam”.

Serviço:

Projeto ABC do Filé

Mais informações: @inbordal (Instagram)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição