Abençoada costela de três ripas recheada

Publicado em 25/09/2015, às 01h16

Redação

Família: costela de três ripas recheada com linguiça, queijo prato e vem coberta com banana e o queijo coalho

Na movimentada Rodovia AL 101 Sul entre o Francês e a Barra Nova, a costela de três ripas recheada com linguiça defumada, fios de charque, queijo e cenoura, tem seu lugar cativo em “O Costelão”. A iguaria é farta, capaz de alimentar um exército inteiro. Claro, estou exagerando, mas quatro pessoas comem bem e ainda sobra pra virar sanduíche no jantar, e dos bons.

LEIA TAMBÉM

A Costela de três ripas recheada disputa o primeiro lugar com a mesma carne, só que sem recheio. A iguaria está em cartaz há 10 anos na churrascaria O Costelão, da Barra Nova, lugar simples, que também abriga outra estrela da gastronomia popular nordestina: o charque com fava. Quem vai almoçar no estabelecimento deve levar a família para provar as comidinhas preparada pela alagoana Antônia Maria.

Para acompanhar a costela de três ripas: fava (nota 10), feijão tropeiro vinagrete, macarrão, maionese e arroz

“Levei dois anos para acertar o ponto da costela de ripa, agora não tem mais erro”, conta Antônia, acrescentando que seu esposo Lenivaldo Rodrigues era a cobaia da sua experiência gastronômica. A carne é recheada, depois costurada, e leva quatro horas no fogo, numa panela industrial. Ela é cozida no bafo.

A costela de ripa é temperada no sal fino e outros condimentos, que Antônia guarda em segredo e não conta pra ninguém. A carne fica tão macia que desfia com garfo, onde até a elegante faca Tramontina perde a razão de existir.  É que,  com a ripa de três, a faca vira peça de decoração.

Sucesso: Antônia e Lenivaldo com as filhas  Lara e Laura no restaurante O Costelão

Para acompanhar a costela de três ripas vem a fava, o feijão tropeiro, a maionese, arroz e um macarrão al dente na manteiga e colorau, uma tradição da cozinha alagoana.

Barra Nova, até há pouco tempo, era sinônimo das boas comidinhas de fruto do mar, mas o convite do jornalista Eudes Cavalcante fez mudar a minha opinião sobre a gastronomia do povoado, que fica em Marechal Deodoro. A costela de três ripas é um belo exemplar de comida regional saborosa, preparada com a técnica e a sabedoria da Antônia.

Doce de banana em rodelas, tradição da cozinha O Costelão

De sobremesa, doce de banana em rodelas. Sucos ótimos e cerveja no ponto certo para escoltar a melhor costela de três ripas recheada, que, asseguro, vicia.

Detalhe da fachada da churrascaria O Costelão em Barra Nova

Rota O Costelão

Preço: Costela de três ripa – R$ 99,00/ com recheio R$ 119,00 – Aceita cartão

Funciona todos os dias das 10h30 até as 16h

Rodovia AL 101 – Sul  – Barra Nova – Telefone: 82 3260.6241

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?