Abertura dos Jogos Municipais Escolares promove integração esportiva entre estudantes

Publicado em 06/09/2025, às 15h42
Jogos seguem nos próximos fins de semana. - Foto: Ascom Semed

Secom Maceió

Neste sábado (6), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Esporte (CTE) e da Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Pedagógicos (CGPPP), iniciou os Jogos Municipais Escolares 2025.

LEIA TAMBÉM

A abertura reuniu estudantes em um dia de integração esportiva na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a primeira etapa da competição contemplando as modalidades de futsal, queimada, atletismo, basquete e voleibol, realizadas no turno da manhã e ao longo da tarde.

A cerimônia de abertura foi marcada por momentos simbólicos, como o desfile das escolas participantes, o acendimento da tocha olímpica, a execução do Hino Nacional e o juramento do atleta, reforçando o espírito esportivo e a união entre todos. Ao todo, 17 escolas municipais participaram, reunindo estudantes da categoria Sub-11.

O evento contou com a presença da subsecretária de Coordenação e Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida; e da equipe da Semed, composta pelo coordenador-técnico geral de Esportes, Madson Miguel; pelo diretor de Gestão Pedagógica, Ademir Oliveira; e pela coordenadora da Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Pedagógicos, Lívia Lima, que destacaram a importância do esporte escolar como ferramenta de inclusão, cidadania e aprendizagem.

Para a subsecretária de Gestão Pedagógica, os Jogos Municipais representam uma oportunidade para valorizar o protagonismo dos estudantes e fortalecer o espírito de equipe.

“Cada escola que participa leva consigo não apenas o desejo de ganhar troféus e medalhas, mas a experiência de estar em uma grande equipe, que é a rede municipal de educação. Os Jogos Municipais são momentos de lazer, integração e aprendizado coletivo, em que todos colaboram e se apoiam, fortalecendo valores como respeito, união e cidadania”, destaca.

Além da estreia, os jogos seguem nos próximos finais de semana, sempre nos dois horários, em diferentes locais e categorias.

Educação pelo esporte

Madson Miguel, coordenador-técnico de esportes da Semed, ressalta a importância dos Jogos Municipais para os estudantes, mostrando como o esporte é fundamental na educação.

“Nosso objetivo é resgatar o esporte no município. Queremos aproximar as escolas, incentivar a participação dos estudantes e proporcionar alegria e motivação durante os Jogos. Mais do que a competição, este é um momento de convívio, de formação de valores e de fortalecimento do espírito coletivo entre os alunos”, pontua.

A participação de cada instituição é uma oportunidade para que os alunos vivenciem valores importantes, como cooperação e disciplina, dentro e fora das quadras.

Ana Paula é diretora da Escola Municipal Zaneli Caldas, que venceu o primeiro jogo de queimada. Para ela, não há satisfação maior do que ver o resultado do esforço dos alunos.

“É um campeonato muito bem organizado, onde as crianças estão podendo aproveitar e vivenciar o esporte. Começamos com o nosso time de queimada feminino vencendo, e os meninos já estão jogando futsal. Estou muito feliz de participar com eles e ver o entusiasmo de todos”, conta a diretora.

Alexandra Luiza, do 4° ano, é estudante da escola Zaneli Caldas e vencedora da partida de queimada, assim como Kawanny Gabrielly, do 5° ano. Elas revelam a felicidade em participar dos jogos e ainda conquistar a vitória na abertura do evento.

“A gente está achando muito legal! Amamos jogar, foi uma experiência incrível. Já começamos ganhando e vamos continuar dando o nosso melhor nos próximos jogos”, compartilha uma das estudantes.

Gestão engajada

Por meio de iniciativas como os Jogos Municipais Escolares, a Semed proporciona experiências enriquecedoras aos estudantes, incentivando a participação, a união entre escolas e a prática esportiva de forma contínua.

O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, destaca o apoio da gestão do prefeito JHC e a valorização dos alunos durante a competição.

“Nosso objetivo é garantir que todos os estudantes tenham oportunidades de se desenvolverem por meio, também do esporte, estimulando o protagonismo, a convivência e a aprendizagem dentro e fora da escola. É gratificante ver o entusiasmo e o empenho de cada aluno, e por isso, reforçamos que continuaremos investindo em iniciativas que promovam inclusão e o bem-estar dos estudantes”, afirma.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda