Abordagem policial que terminou na morte de Danilo Fernando terá reprodução simulada dia 31

Publicado em 25/01/2023, às 11h28
Danilo tinha 17 anoas quando foi morto a tiros numa abordagem policial em Arapiraca | Foto: Reprodução/ Redes sociais -

Eberth Lins

Passado mais de um ano, a abordagem policial que terminou com a morte do adolescente Danilo Fernando da Silva, de 17 anos, em Arapiraca, vai ganhar uma reprodução simulada. Danilo foi morto a tiros em 25 de novembro de 2021 durante uma abordagem do 3º Batalhão de Policiamento Militar (3º BPM). A morte do adolescente, conhecido por ser pacato, sem antecedentes criminais, causou comoção e desde então a família do menor busca respostas para o crime.

LEIA TAMBÉM

Nesta quarta-feira (25), o advogado João Lucas, que representa a família do adolescente, recebeu um ofício informando que a reprodução está marcada para 31 de janeiro, às 14h30. O comunicado foi feito pelo delegado Everton Gonçalves, da Delegacia de Homicídios de Arapiraca.

A reprodução simulada vai acontecer no Sítio Barreiras, mesmo local da abordagem, e será acompanhada por familiares de Danilo. "A expectativa da família e da defesa é de que a gente consiga mostrar as incongruências dos depoimentos policiais, a injustiça sofrida pelo Danilo e, principalmente, que ele foi vítima de um homicídio", disse o advogado.

Conforme o advogado, a informação passada pelo delegado é de que os militares envolvidos na abordagem também vão participar da reprodução. A reprodução simulada está autorizada pela justiça desde o dia 27 de julho de 2022, mas até então não saiu do papel. O Instituto de Criminalística (IC), órgão responsável pelas perícias oficiais no estado de Alagoas, informou, na semana passada, ter designado uma equipe para atuar nessa reprodução simulada.

A abordagem que terminou com a morte do menor envolveu quatro policiais lotados no 3º BPM, em Arapiraca, assim como no Caso Marcelo Leite. Todos eles já foram denunciados à justiça pelo Ministério Público Estadual (MPE), sendo um pelo crime de lesão corporal seguido de morte e os outros três pelo crime de fraude processual. A investigação do caso Danilo está sob segredo de justiça.

Cobrança- Familiares de Danilo já questionaram publicamente às instituições alagoana quando foi marcada, no fim do ano, a reprodução simulada do "Caso Marcelo", que tem semelhanças com a morte de Danilo. Embora Marcelo tenha sido morto meses depois, a reprodução simulada foi realizada na noite do último dia 16 de janeiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário morre dentro de caminhonete após acidente em rodovia no Sertão de Alagoas Caminhão tomba em curva após motorista perder o controle da direção, em Arapiraca Motorista morre no HGE após ficar preso às ferragens em colisão frontal na BR-424 Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge madeireira em Arapiraca