Abrasel alerta empresários e consumidores sobre riscos de bebidas adulteradas em Alagoas

Publicado em 02/10/2025, às 15h54
- Freepik

Redação

O presidente da Abrasel em Alagoas, Marcus Tullio Albuquerque Alves Batalha, fez um alerta após o aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas no país, que já resultaram em seis mortes em São Paulo. Por meio de vídeo enviado à imprensa, ele orientou bares, restaurantes e consumidores a redobrarem a atenção na compra de destilados.

LEIA TAMBÉM

“É um tema sensível que tem nos preocupado de fato, mas temos feito orientações aos empresários e também ao consumidor final. É preciso ficar atento à bebida, observar se o rótulo está inviolável, bem colocado, se há selo do IPI e se o preço não está fora do valor de mercado. São medidas que ajudam a comprar esse produto com mais confiança”, destacou.

Marcus Tullio ressaltou que a recomendação não vale apenas para bares e restaurantes, mas também para compras em supermercados, mercadinhos e depósitos de bebidas. “Queremos que os empresários ofereçam bebidas seguras em seus estabelecimentos, mas também que o consumidor saiba se proteger na hora da compra”, completou.

As orientações em Alagoas seguem a mobilização nacional da Abrasel, que, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), está promovendo treinamentos online gratuitos para ajudar empreendedores a identificar produtos falsificados. Só na primeira edição, mais de duas mil pessoas participaram.

Durante os treinamentos, os especialistas destacam pontos que indicam adulteração: tampas amassadas, com lacres plásticos sobrepostos ou sem acabamento de qualidade; selos fiscais falsos, sem a holografia progressiva da Casa da Moeda; garrafas do mesmo lote com diferenças de coloração ou nível de enchimento; rótulos mal impressos, com erros de grafia ou sem informações obrigatórias em português.

Além dos riscos à saúde, os organizadores lembram que o mercado ilegal alimenta redes criminosas e prejudica a concorrência. Também recomendam o descarte correto das garrafas, com destruição ou descaracterização dos rótulos, para evitar que embalagens originais sejam reutilizadas por falsificadores.

“A prevenção começa com informação correta. Nosso objetivo é proteger empresários, bares, restaurantes e, principalmente, a saúde da população”, afirmou o presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci.

Mesmo com as recomendações, em Maceió, organizadores de eventos já começam a suspender a venda de destilados.O primeiro a tomar a providência foi o tradicional "Bem Feitinhos do Samba", que emitiu nota nesta quinta-feira, 2, anunciando a suspensão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE