Ação de fiscalização na orla de Maceió apreende cocos estragados

Publicado em 02/12/2021, às 17h11
Ascom Semscs -

TNH1 com Secom Maceió

Uma ação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) junto com Vigilância Sanitária de Maceió (VISA) fiscalizou nesta quinta-feira (2), carros de coco na região da orla de Maceió. Durante a operação os fiscais da Semscs avaliaram o estado de conservação dos carros e se os proprietários tinham o alvará de permissão para a comercialização da fruta. Coube aos agentes da Visa analisarem as condições sanitárias dos cocos que estavam sendo vendidos à população. 

LEIA TAMBÉM

Como resultado do primeiro dia de fiscalizações, foram apreendidos dois carros de coco. Em um deles o proprietário não possuía alvará de permissão, e o outro estava em condições precárias e comercializando cocos estragados. No total os órgãos municipais recolheram 16 frutas mofadas.

Os cocos estragados e o carro foram descartados, e o carro sem autorização foi levado para o depósito da Semscs, de onde poderá ser retirado após o proprietário regularizar a situação.

O fiscal sanitário da Visa, João Henrique Amorim, explicou que a operação é uma ação importante durante a alta temporada, já que a água de coco é consumida com maior frequência nessa época. “Estamos orientando os comerciantes a como fazer o manuseio correto dos produtos, em sua maioria os cocos ficam submersos em uma água contaminada. Então, o correto a ser feito é deixar a fruta em uma solução a base de cloro, além de fazer a higienização correta da faca que vai abrir o coco, para que não haja a proliferação de microrganismos, que pode levar a população a desenvolver um quadro de infecção intestinal, por exemplo”, explicou.

Segundo Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a ação teve início nas praias de Ponta Verde e Pajuçara, mas irá contemplar toda a extensão da orla de Maceió. “Com a chegada do verão a prefeitura está intensificando as fiscalizações de rotina orla para garantir a segurança sanitária e o ordenamento na cidade. Vamos fazer em todo o percurso da orla, do indo do Pontal da Barra até Ipioca, em uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária para assegurar que os maceioenses e os turistas vão adquirir um produto de qualidade e sem correr risco de adoecer”, disse o secretário.

Denúncias – Caso a população algum tipo de irregularidade, as denúncias podem ser feitas para a Vigilância Sanitária de Maceió pelo número, 3312-5496, ou para o disque-denúncia da Semscs, por meio do 3312-5277.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário