Redação
Desde menina tenho no coração o tempero da Bahia, e toda vez que meu pai, Hermilio de Oliveira, vinha do centro de Maceió, além do pão, trazia acarajés para meu lanche. Lembro que era mais de uma, ou seja, já era gulosa desde pequena… Enfim, era o momento mais esperado do dia. Agora, na quarta-feira, exatamente no centro da cidade, tem acarajé no restaurante Cambito preparado pela chef Ivanilda Luz. Na receita, memórias afetivas e tradições, onde os bolinhos vêm escoltados por caruru, vatapá, camarão, vinagrete e pimentas.
LEIA TAMBÉM
Ilustração da chef Ivanilda Luz, do restaurante Cambito
“O acarajé que conheço desde sempre é o do terreiro, comida sagrada ofertada a yaba iansã, orixá dos ventos e tempestades. O acarajé que conheço tem a ancestralidade como tempero. Traz a história do meu povo como ingrediente principal”, conta a chef. Além da história da Luz, também têm as lembranças de Pedro (pai do restaurante Cambito) que morou um tempo em Salvador, e comia acarajé até brincando, e claro sugeriu a chef adotar acarajé na cozinha para matar a saudade dos tempos de baiano.
Então, quarta tem acarajé da Luz no Cambito, e, para adoçar, as últimas unidades da tortelete (massa de chocolate) de brigadeiro mole
Lar – O restaurante Cambito é uma casa de dois andares. No primeiro são salas com mesas e um ambiente decorado com quadros. No corredor, fotos de pássaros, que representam a liberdade de criar, do aconchego, da amizade. Tudo muito lindinho. O restaurante charmoso no Centro de Maceió é do casal Pedro e Isabela, ele engenheiro de software e ela arquiteta e estilista, que fez o restaurante dos seus sonhos (e de muitos também).
Detalhe do restaurante Cambito, no Centro de Maceió
Rota Restaurante Cambito
Preços do prato principal: R$ 28,00 até R$ 45,00 (prato individual)/ Aceita-se cartões
Funciona de terça a domingo, das 11h30 até as 15h
Rua Dr. Guedes Gondim, 79- Centro (segunda rua atras do Teatro Deodoro
LEIA MAIS