Acesso à educação: saiba as leis aprovadas na Câmara de Maceió para auxílio de pessoas com deficiência

Publicado em 28/05/2025, às 09h56
- Divulgação/Câmara Municipal de Maceió

Dicom Câmara

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados semana passada, mostram que em Maceió 9,4% da população possui algum tipo de deficiência e confirmou, com dados, que o acesso aos estudos para esse público é mais difícil.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o IBGE, quase 60% das pessoas com deficiência não têm instrução ou possuem apenas o nível fundamental incompleto, o dobro do que foi constatado entre aquelas sem deficiência. E a taxa de analfabetismo é de 24% nesse grupo, enquanto na população em geral é de 6%.

Para reduzir as barreiras de acesso à educação nesse contexto, a Câmara Municipal de Maceió aprovou ao menos três importantes leis que têm auxiliado o público PCD.

A lei 6.384, de 2015, amplia a gratuidade do transporte de pessoas com deficiência ou patologias crônicas nos ônibus municipais. O texto altera uma legislação já existente para inserir mais usuários no benefício.

Em seu artigo primeiro, ela afirma que o indivíduo com deficiência fisica, mental e sensorial com renda familiar igual ou inferior a seis salários mínimos terá direito à carteira especial de livre acesso aos transportes coletivos, sem quaisquer custos. A medida está em cumprimento, por meio do cartão VAMU Especial.

Também aprovada pelo Legislativo Municipal, a lei 6.597, de 2017, proíbe a cobrança de qualquer taxa adicional a estudantes com deficiência em escolas da capital, sejam privadas, públicas, filantrópicas ou comunitárias, e em qualquer nível ou modalidade de ensino.

O texto também proíbe os estabelecimentos de se recusar a matricular o estudante, podendo ser multado, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

E mais recentemente, a lei 7.005, de 2020, passou a assegurar ao aluno com deficiência moderada ou grave a matrícula em escola da rede pública que fique mais perto de sua casa. As escolas também ficam responsáveis por garantir a permanência e preparar o espaço físico para o acolhimento do estudante.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças