Acesso aos direitos civis é legitimado no sistema prisional alagoano

Publicado em 10/08/2017, às 15h09

Redação

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) deu início a mais uma importante parceria para beneficiar os reeducandos do sistema prisional alagoano. Nesta semana, os servidores da Delegacia Interativa da Polícia Civil passaram a viabilizar boletins de ocorrência para os custodiados que necessitam da 2ª via de documentos civis.

LEIA TAMBÉM

A documentação é providenciada pelo setor Balcão Cidadão da Ressocialização, medida que garante o acesso à cidadania e promove a reintegração social. Somente em 2016, a equipe multidisciplinar do setor viabilizou mais de mil documentos, como Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), registros de paternidade, dentre outros.

O gerente da Delegacia Interativa, Robson da Costa, esteve no Complexo Penitenciário para atender aos custodiados. Na maioria dos casos, os apenados solicitaram o boletim de ocorrência para ter acesso a 2ª via do certificado de reservista.

Robson da Costa, fala sobre a importância da parceria com a Secretaria da Ressocialização. "Os órgãos devem trabalhar de forma integrada, vencendo possíveis dificuldades que apareçam. Nosso banco de dados facilita a pesquisa da identificação correta dos reeducandos", ressalta.

A assistente social da Seris, Michelle Santiago, lembra que o trabalho do Balcão Cidadão promove a dignidade no cumprimento das penas. "Muitos custodiados chegam ao sistema prisional sem os documentos civis, essenciais para ter acesso aos direitos previstos em lei. Com o apoio da Polícia Civil conseguimos sanar esses entraves", conclui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas