Acusado de homicídio que iria a júri popular com base em "ouvi dizer" tem processo arquivado

Publicado em 30/05/2023, às 11h48
Divulgação -

TNH1 com Ascom Defensoria

Um homem acusado de homicídio e que iria a júri popular por um crime cometido em Maceió há 12 anos teve o processo arquivado após ser pronunciado com base em "ouvi dizer". O pronunciamento do indivíduo foi cancelado e o processo arquivado após a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) conseguir, no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), uma decisão favorável ao impronunciamento do cidadão.

LEIA TAMBÉM

De acordo com os autos, a polícia ouviu o testemunho de sete pessoas durante o inquérito, mas nenhuma delas presenciou o crime. Os boatos surgiram porque a vítima supostamente havia roubado a moto do assistido e, por esse motivo, quando o crime aconteceu, a vizinhança o apontou como possível responsável pelo caso. No entanto, o assistido sempre negou qualquer participação no crime, alegando que sua única ação contra a vítima foi denunciá-la à polícia pelo roubo da moto.

Diante do caso, a Defensoria Pública interpôs um recurso ao Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), porém foi negado. Em seguida, a Instituição, por meio da Defensora Pública Heloísa Bevilaqua e do Defensor Público João Fiorillo, impetrou um habeas corpus ao STJ, que julgou o mérito do habeas corpus para despronunciar o assistido.

O que é decisão de pronúncia e impronúncia? - A decisão de pronúncia é proferida pelo juiz de direito em casos que envolvem crimes dolosos contra a vida. Ela funciona como uma espécie de admissão para que o réu seja julgado pelo Tribunal do Júri e requer a presença de provas de que o fato ocorreu e de indícios suficientes de que o réu é o autor. Por outro lado, a decisão de impronúncia é proferida quando não há provas de que o fato ocorreu ou indícios suficientes de que o réu é o autor.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual