Acusado de matar ex com mais de 30 facadas em Maceió é solto pela Justiça; família de vítima cobra julgamento

Publicado em 03/06/2023, às 15h10
Arquivo Pessoal -

TNH1 com TV Pajuçara

Arnóbio Henrique Cavalcante Melo, acusado do assassinato da ex-esposa, a advogada Joana de Oliveira Mendes, com mais de 30 golpes de faca, no ano de 2016, no Conjunto Santo Eduardo, teve a prisão relaxada pela Justiça de Alagoas no último dia 29. Os familiares da vítima conversaram com a TV Pajuçara e destacaram que a soltura dele preocupa as pessoas que eram ligadas a Joana. Os parentes também denunciaram que Arnóbio continuou com comportamento agressivo, mesmo após os anos recluso no sistema prisional de Alagoas. Eles pedem celeridade no julgamento do réu.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista à TV Pajuçara, a irmã da vítima, Júlia Mendes, contou que a família da advogada toma providências para se manter protegida. "Estou temendo também pela sociedade, porque é um indivíduo periculoso, então estamos tentando de todas as maneiras nos proteger. [...] É questão comportamental dele, questão  de caráter, até o que a gente sabe, ele não deixou de ter o comportamento agressivo e violento, inclusive dentro do sistema prisional, há ocorrências de violência com outros detentos", disse.

Joana Mendes foi morta em outubro de 2016 (Crédito: Acervo Pessoal)

Já a advogada Andrea Alfama, que também mantinha amizade com Joana, destacou que Arnóbio Henrique assumiu o cometimento do crime e tem que responder por ele. "Essa cultura de violência contra mulher tem que acabar. Em nenhum momento a família está trabalhando com a possibilidade do assassino ser inocentado. Ele não é inocente. Ele assumidamente cometeu esse e tem que responder [...] Estamos adotando providências para assegurar a integridade física da família da Joana, e também para que a sociedade não esqueça o que aconteceu com a Joana", destacou.

Em contato com a produção da TV Pajuçara, o Tribunal de Justiça informou que não há previsão de data para o julgamento do acusado. O Poder Judiciário condicionou a soltura de Arnóbio Henrique às seguintes medidas: o comparecimento mensal periódico para a justificativa das atividades; a proibição de aproximação das testemunhas do processo que não sejam seus parentes, além da aproximação dos familiares da vítima, como também a proibição de se aproximar das casas dos parentes da vítima, devendo que ficar numa distância mínima de 500 metros.

Ainda de acordo com a decisão judicial, Arnóbio Henrique fica proibido de frequentar bares, boates, casas de show e locais semelhantes. Ele também não pode se ausentar da Comarca sem a prévia autorização da Justiça.

O TNH1 não conseguiu contato com a defesa de Arnóbio Henrique e deixa o espaço aberto para manifestação dele. Assista abaixo à reportagem:

O caso - A advogada Joana de Oliveira Mendes foi encontrada morta dentro do carro na Rua Benevides Montes, no Conjunto Santo Eduardo, no dia 5 de outubro de 2016. Ela estava com o rosto todo ensanguentado e, após perícia, a polícia identificou que a vítima foi morta com 32 facadas na cabeça.

Segundo informações passadas pela investigação, Arnóbio Henrique Cavalcante Melo, ex-marido de Joana, teria marcado encontro com ela com o pretexto de conversar sobre a guarda do filho menor, à época com dois anos de idade. Ele foi armado e a atacou dentro do automóvel. O corpo de Joana foi encontrado ainda preso junto ao cinto de segurança. O ex-companheiro fugiu, mas depois foi capturado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo mostra momento em que funcionários da BRK são atacados por homem com facão Cinco pessoas são presas suspeitas de torturar e matar vizinho após briga com idosa Polícia investiga se houve negligência em proteção de área onde criança autista foi encontrada morta Motorista de ônibus que capotou e matou romeiros diz que não lembra do momento do acidente