Adeal confirma foco de peste suína em Alagoas

Publicado em 10/10/2019, às 19h38
Reprodução -

Redação

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) confirma sobre a ocorrência do foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Traipu, no Agreste alagoano. A Adeal ressalta que equipes compostas por fiscais agropecuários foram acionadas imediatamente, e já estão atuando na região. Garante que medidas como a interdição da propriedade onde foi localizado o foco, proibição do trânsito de suínos, assim como outras, de relevante importância, estão sendo tomadas em busca da contenção e da eliminação da doença.

LEIA TAMBÉM

Informa também que a vigilância epidemiológica no Estado está sendo intensificada. Esclarecemos a população que a Peste Suína Clássica é uma doença viral que acomete somente porcos e javalis e não é uma zoonose, e, portanto, não é transmissível a humanos.

Os principais sinais clínicos da PSC são: febre, alta mortalidade em animais jovens, manchas hemorrágicas (avermelhadas) na pele do animal, incoordenação motora, conjuntivite, diarreia, dentre outros.

O controle e a erradicação da PSC é de grande relevância para a economia local e nacional, pois sua ocorrência gera prejuízos e restrições ao comércio desses animais e seus produtos.

Portanto, solicitamos que todos aqueles que suspeitarem da ocorrência da doença comuniquem imediatamente a Adeal através do telefone 3315-2780 ou no Instagram da agência (@adeal.al).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas