Adeildo Sotero é eleito presidente da Fecomércio Alagoas

Publicado em 23/08/2023, às 11h48
Fecomercio -

Assessoria

Em cumprimento a determinação judicial, a nova eleição da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) aconteceu nessa terça-feira (22), com a chapa única Resiliência e União. Após a eleição, o presidente eleito, Adeildo Sotero, tomou posse. O processo transcorreu na sede da entidade com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho e contou com cinco dos oito representantes dos sindicatos filiados à Fecomércio, pois três não compareceram. Adeildo foi eleito com cinco votos. 

LEIA TAMBÉM

Adeildo Sotero foi eleito presidente da Fecomércio em maio de 2022, pela chapa União e Progresso. Apesar do resultado legítimo e favorável a ele, o agora ex-presidente José Gilton Pereira Lima, que concorreu à reeleição com a chapa Unidos por Alagoas, se recusou a entregar o cargo.

O caso foi para justiça e, após analisar os autos, o desembargador federal do Trabalho, Laerte Neves de Souza, constatou que a União e Progresso, encabeçada por Sotero, “sofreu vários obstáculos à sua inscrição ao pleito eletivo do quadriênio 2022/2026, impostos não apenas pela Comissão Eleitoral Especial da Fecomércio, como também pela chapa Unidos por Alagoas, a qual se declarou vencedora do sufrágio por meio de seu presidente José Gilton Pereira Lima, o qual se manteve na direção da entidade mesmo sendo vencido na eleição”. 

No último mês de junho, a partir de uma decisão da Justiça do Trabalho, foi constituída uma junta governativa, presidida pelo empresário Kennedy Calheiros, composta por um representante de cada entidade sindical filiada à Fecomércio com o propósito de administrar a entidade até a nova eleição, ocorrida nesta terça-feira. Quando a diretoria da Fecomércio foi destituída, estava sendo conduzida por Nilo Zampieri Júnior, então vice-presidente de Gilton Lima, que pediu afastamento. 

Durante o processo, foi comprovado que os integrantes da Unidos por Alagoas ocuparam a Fecomércio de forma irregular. O processo de eleição que culminou na indicação de Sotero como presidente da Fecomércio foi conduzido e fiscalizado pelo Ministério Público do Trabalho. A diretoria estará à frente da Federação do Comércio até 2026.

O processo da chapa Resiliência e União foi conduzido pelo advogado Pedro Leão, do escritório CM&T Advocacia, em parceria com o escritório Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria, em Brasília.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar