TNH1 com Ascom Samu
Uma adolescente de 15 anos ficou ferida ao ser vítima de colisão entre carro e moto, nesse domingo (21), na AL-101 Norte, no município de Barra de Santo Antônio. O acidente foi registrado nas proximidades do Mirante da Praia de Carro Quebrado, e a jovem, passageira do veículo, não usava capacete.
LEIA TAMBÉM
A menor foi inicialmente atendida por uma equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas, diante da gravidade do quadro clínico, com comprometimento respiratório e hemorragia, uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel) foi acionada para interceptação no percurso.
O médico Ewerton Soares, que acompanhou o caso, realizou intubação orotraqueal e aspiração de secreção da via aérea, mantendo os procedimentos durante o transporte. “Foi um caso extremamente delicado. A paciente estava em risco iminente de parada cardiorrespiratória. A intubação precoce e a estabilização no local foram fundamentais para garantir sua chegada viva ao hospital”, afirmou o médico.
Após estabilização, a adolescente foi encaminhada à área vermelha do Hospital Geral do Estado (HGE), com sinais vitais controlados. O sucesso do atendimento contou com a atuação estratégica da Central de Regulação das Urgências (CRU), que coordenou o acionamento das equipes em tempo real.
No primeiro semestre deste ano, o Samu registrou 3.834 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, um número alto que reforça a necessidade de conscientização dos motoristas, principalmente nas rodovias.
Como evitar colisões em rodovias
O Samu reforça que, em caso de emergência, a população pode entrar em contato através do número 192.
LEIA MAIS