Adultos chupando chupeta? Entenda o hábito que se popularizou na China

Publicado em 06/08/2025, às 21h00
- Foto: Ilustrativa/Pixabay

Revista Crescer

Pode parecer estranho, mas um novo costume popular na China está chamando atenção: adultos usando chupetas para lidar com o estresse. A ideia é que o hábito, associado ao conforto da infância, ajude a aliviar a ansiedade, melhorar o sono e até facilitar o abandono do cigarro. Só que, apesar da promessa de bem-estar, médicos e psicólogos já demonstram preocupação com os possíveis riscos à saúde.

De acordo com uma reportagem do jornal asiático My News, essas chupetas, feitas de silicone ou borracha, são vendidas em sites de comércio eletrônico por valores que variam de R$ 8 a R$ 350, na conversão direta.

Na internet, usuários relatam experiências positivas. Um deles escreveu que a chupeta é “macia, confortável e não atrapalha a respiração”. Outro disse que o acessório tem ajudado a lidar com a abstinência do cigarro, oferecendo uma sensação de alívio emocional: "me dá conforto psicológico e me deixa menos inquieto durante os períodos em que eu não fumo”. Há também quem use durante o trabalho, dizendo que o hábito transmite uma sensação de segurança parecida com a da infância.

Dentistas alertam que o uso prolongado pode trazer consequências. Tang Caomin, que é profissional da cidade de Chengdu, na China, explica que chupar a chupeta por mais de três horas por dia pode provocar movimentação dos dentes. "O potencial dano causado pelas chupetas à boca dos clientes é intencionalmente minimizado pelos vendedores". O especialista também alertou que partes da chupeta podem ser inaladas enquanto a pessoa dorme.

Já psicólogos alertam que o uso da chupeta pode funcionar como uma forma de evitar o enfrentamento das causas reais do estresse e da ansiedade. “A verdadeira solução não é se tratar como uma criança, mas encarar o desafio diretamente e resolvê-lo”, disse Zhang Mo, um psicólogo que atende na cidade de Chengdu.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja