Advogado comenta decisão do STF sobre descriminalização do aborto

Publicado em 01/12/2016, às 10h36

Redação

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida nesta semana, descriminalizou o aborto caso ele ocorra até os três primeiros meses de gestação.

LEIA TAMBÉM

Para o relator do processo Luiz Alberto Barroso, a criminalização viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, que tem direto de escolher se quer levar a gestação adiante, e também na preservação de suas integridades física e psíquica.

Já para o advogado constitucionalista José Costa, a decisão do ministro foi fundamentada num voto longo, de 17 páginas, onde o ministro afirmou que o aborto nos primeiros meses de gravidez não é prática corrente em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Portugal.

Ainda de acordo com o jurista, o ministro entendeu que até o terceiro mês de gestação o feto “ainda não tem sequer consciência” por isso o aborto não deve ser criminalizado.

Assista a entrevista do jurista José Costa ao apresentador Jefferson Morais, do programa Balanço Geral, da TV Pajuçara

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer