Aeródromo de Caruaru ganhará iluminação para operação noturna

Publicado em 03/03/2020, às 08h13
Reprodução/TV Jornal -

JC Online

Com um investimento previsto de R$ 1.092.976,94, o Aeródromo Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste do Estado, deverá ganhar a iluminação noturna necessária para que aeronaves possam circular no local à noite. O valor para elaboração de projeto e execução do Sistema de Balizamento Noturno foi estipulado por um edital lançado, na sexta-feira (28), pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Seinfra, a sinalização luminosa será composta por 135 luminárias de LED para o balizamento noturno da pista de pouso e decolagem, taxiway e o pátio das aeronaves. O terminal também deverá contar com biruta iluminada, que indica a direção do vento, farol de alta intensidade, apontando quando a operação noturna está em funcionamento, e o sistema PAPI, de alta precisão, para orientações sobre a pista no momento do pouso. A estimativa é que o edital seja concluído em dois meses, e que a obra de implantação do balizamento dure cinco meses. Após as mudanças o procedimento passará por certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De olho nos voos comerciais

O balizamento noturno é um dos primeiros passos para que o aeródromo de Caruaru passa a receber voos comerciais regulares, mas ainda há muito a ser feito. Segundo a Seinfra, na última sexta-feira (28), foi realizado um trabalho de recuperação da estrutura do muro do aeródromo, que havia sido danificada pela ação de vândalos. Além disso, o governo do Estado planeja realizar outros dois editais nos próximos 30 dias. Um será para a reforma do terminal e outro para contratação da empresas que deverá administrar o equipamento. 

Em paralelo, a Seinfra ainda afirma que atua na aquisição de equipamentos e mobiliário para o terminal Oscar Laranjeiras, a exemplo do canal de inspeção (raio-x) e da estação meteorológica (EMS-A), que envia, em tempo real, as informações climáticas para que o piloto possa decolar e pousar em segurança. Este último item conta com emenda parlamentar do deputado federal Wolney Queiroz de cerca de dois milhões de reais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia revela se ocorreu falha de segurança em recinto de leoa onde jovem morreu 'Pegada suicida': o que se sabe sobre morte de homem que fazia supino em academia Imagem forte: homem morre após ser atingido por barra de supino em academia Ataque em escola: aluno que esfaqueou colegas faz revelação bizarra