Afinal, qual a razão de Arthur Lira não acompanhar a delegação do Brasil à China?

Publicado em 26/03/2023, às 09h46

Redação

Afinal, por qual razão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) desistiu de integrar a comitiva do governo brasileiro na viagem à China?
O argumento oficial de Lira é que precisaria ficar no Brasil para poder se debruçar sobre a nova regra fiscal do governo, embora o Congresso ainda não tenha recebido a proposta do governo.
Mas, nos bastidores de Brasília, entende-se que o presidente da Câmara não quer compartilhar o voo e os holofotes com Renan Calheiros, seu principal adversário político em Alagoas.
Nesse embate de egos e protagonismo entre Arthur Lira e Renan Calheiros, um aspecto a considerar: o presidente da Câmara, que é o terceiro na linha sucessória, está “segurando” há cerca de um mês 29 Medidas Provisórias editadas pelo presidente Lula.
Se as MPs não forem votadas em tempo hábil, perdem a validade.
Passa o sentimento de que Arthur Lira está mesmo é se valorizando junto ao governo Lula, pela força do cargo – inclusive com o poder de dar andamento (ou não) a pedidos de impeachment contra o Presidente da República.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar