Afundamento do solo na mina 18 acelera ainda mais e chega a 2,24 m

Publicado em 10/12/2023, às 08h19
Paulo Nemezio/Reprodução -

TNH1

O solo da mina nº 18, da Braskem, no bairro Mutange, tem cedido cada vez mais rápido. De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Maceió, divulgado às 17h desse sábado (09), a velocidade vertical atingiu 0,54 cm por hora, um aumento de 52,5% em relação aos 0,35 cm/h registrados na nota publicada às 12h. O deslocamento total é de 2,24 metros.

LEIA TAMBÉM

A última vez que os aparelhos instalados na região registraram uma velocidade maior que 0,3cm/h foi há uma semana, quando os medidores flagraram uma velocidade de 0,7 cm/h. Na terça-feira (05), a Defesa Civil reduziu o nível de atenção, que até então era de alerta máximo. Atualmente, o risco é de colapso.

“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, ressalta o órgão.

A mina 18 é uma dos 35 poços abertos pela Braskem para extração de sal-gema, um cloreto de sódio utilizado para produção de PVC (tipo de plástico). Esse processo levou ao afundamento do solo em cinco bairros da capital alagoana e ao deslocamento de quase 60 mil pessoas. 

Desde então, a área em que fica localizada a cavidade número 18, próxima ao antigo Centro de Treinamento do CSA e às margens da Lagoa Mundaú, vem sendo monitorada há anos e já está desocupada pelos riscos de desabamento.

Saiba a atual situação das 35 minas da Braskem que foram desativadas em Maceió

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja onde estão as principais atrações do Natal de Maceió e o que visitar Lar São Domingos vai promover tradicional Concerto de Natal em 19 de dezembro Ônibus gratuitos do Free Tour Natal Massayó circulam pela orla marítima Maceió disponibiliza tratamento com antirretroviral para combate ao HIV