“Afundamento reduz e mina 18 caminha para estabilização”, afirma coordenador da Defesa Civil de Maceió

Publicado em 23/12/2023, às 14h52
Jonathan Lins/Secom -

Secom Masceió

Após dez dias de monitoramento do novo equipamento instalado nas proximidades da mina 18 da Braskem, a movimentação do solo teve uma significativa redução. É o que explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

LEIA TAMBÉM

“Aquele cenário de preocupação que tínhamos antes já não existe. O afundamento reduziu significativamente, o que nos leva a entender que o solo pode se acomodar e estabilizar”, diz Abelardo.

A velocidade de afundamento antes do rompimento da mina chegou a 5cm/h no dia 29 de novembro e, segundo os dados capitados pelo novo equipamento, o RB01, a movimentação está na casa dos milímetros por hora.

O deslocamento vertical nas últimas 24h é de 2,5cm com uma velocidade de 1mm por hora. O órgão permanece em alerta e por precaução, a recomendação continua: a população não deve transitar na área desocupada.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ônibus gratuitos do Free Tour Natal Massayó circulam pela orla marítima Maceió disponibiliza tratamento com antirretroviral para combate ao HIV Homem sofre mal súbito e é socorrido por policiais civis em Ponta Verde Briga entre mulheres vira caso de polícia e uma acaba detida após desacato