Agência alagoana de jornalismo de dados é selecionada para projeto do Google

Publicado em 29/10/2020, às 17h24
Reprodução -

Agência Tatu

A Agência Tatu de Jornalismo de Dados foi um dos dez projetos aprovados para integrar o Startup Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas do Google News Initiative que apoia empresas comprometidas com o desenvolvimento de produtos inovadores que promovam jornalismo de qualidade.

LEIA TAMBÉM

A Tatu foi selecionada por um júri composto por membros das entidades parceiras do Startup Lab (Google for Startups, Insper e Echos) com base em alguns critérios, como: proposta de valor à sociedade clara e bem definida; adequação do produto às necessidades do mercado; qualificação da equipe; viabilidade de execução; contribuição para a diversidade, entre outros fatores. 

Durante o programa, as empresas contempladas podem receber até US$ 20.000 em financiamento e terão acesso a mentoria, treinamento e workshops sobre assuntos como estratégia, produto, modelos de negócio, vendas e marketing, construção de comunidade e levantamento de fundos.

Genuinamente alagoana, a Agência Tatu é a única representante da região Nordeste. As outras nove iniciativas selecionadas são: Alma Preta, AzMina, Bori, Fervura, Galápagos Newsmaking, MyNews,  Núcleo Jornalismo, Ponte Jornalismo e São Paulo para Crianças. 

Com três anos de história e comprometida com a informação de utilidade pública, a Tatu conquistou diversos prêmios e é reconhecida pela produção de conteúdo e aplicativos inovadores para a realidade local e regional.

O programa do Google News Initiative tem início em novembro e a expectativa de duração é de 20 semanas, finalizando com um Demo Day, no qual as startups participantes terão a oportunidade de apresentar seu pitch para potenciais investidores.

Sobre a Tatu 

A Agência Tatu de Jornalismo de Dados surgiu como um veículo laboratorial desenvolvido por três estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os quais tinham o desejo em comum de fundar uma agência de notícias com foco em matérias produzidas com dados. Com o apoio de três professores do curso, muita pesquisa, estudos e investimentos, o veículo foi lançado oficialmente em abril de 2017.

A startup tem como foco o de produzir material jornalístico, relevante, sobre o estado de Alagoas a partir da exploração e visualização de dados, em múltiplos formatos, com a utilização de elementos como texto, vídeos e gráficos estáticos e interativos. Um conteúdo que fosse além da informação factual, utilizando dados dispostos em portais de transparência e acessados por meio de solicitações feitas aos órgãos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

A Agência Tatu busca extrair, estruturar, analisar e transformar dados brutos em histórias visualmente interessantes e compreensíveis. Focamos o trabalho em temáticas que acreditamos serem de interesse e relevância para a sociedade alagoana.

O nome da Agência surge devido à relação da prática que caracteriza o tatu (animal silvestre comum na mata atlântica), a da escavação. A atividade natural desse mamífero faz referência direta à primeira – e uma das mais importantes – etapas na elaboração de uma reportagem guiada por dados: a busca e extração das informações, seja nas páginas da internet, documentos físicos ou fazendo uso da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer