Agência Internacional de Energia Atômica fará missão em Tchernóbil, diz diretor-geral

Publicado em 01/04/2022, às 20h36
-

Folhapress

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, afirmou nesta sexta (1º) que irá liderar, "o mais rapidamente possível", uma missão de assistência nas instalações nucleares de Tchernóbil, na Ucrânia.

LEIA TAMBÉM

Ainda sem data marcada, esta seria a primeira de uma série de missões semelhantes para a proteção de usinas nucleares em meio à guerra que se desenrola no país, segundo Grossi.

Ao longo da semana, autoridades locais e a própria estatal nuclear ucraniana, a Energoatom, disseram que tropas russas, que haviam ocupado Tchernóbil, deixaram o local e migraram para a Belarus, ditadura aliada de Moscou.

Kiev alega que a decisão russa de sair do local ocorreu após alguns soldados contaminarem-se com a radiação, algo que a agência internacional, ligada às Nações Unidas, não pôde confirmar, mas disse que investigaria.

Até aqui, o órgão informou que os níveis de radiação nas usinas ucranianas estão estáveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista de empresa de entrega segue recomendação do GPS e acaba no meio de rio Calopsita entra para o Guinness World Records com novo recorde mundial; veja qual Polícia diz que parentes não estão entre suspeitos de rapto de mãe de apresentadora de TV Congresso do Peru derruba presidente e declara cargo vago às vésperas das eleições