Agências da Caixa passam a abrir a partir das 8h da manhã em Alagoas

Publicado em 22/04/2020, às 08h01
Folhapress -

Ascom AMA

A superintendência da Caixa Econômica Federal em Alagoas anunciou que as agências vão abrir às 8h a partir desta quarta-feira (22). Com o pagamento do auxílio emergencial e o efetivo reduzido, a demanda aumentou consideravelmente.

LEIA TAMBÉM

A solicitação foi feita pela presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Pauline Pereira, que tem participado de uma série de reuniões com os representantes dos bancos, OAB, Lotéricos e Procon para tentar evitar aglomerações e filas .

Como maior agente pagador , a Caixa tem  60 pontos de atendimento, 52 agências e 189 lotéricas. 

Pauline Pereira destacou que abrir mais cedo pode auxiliar um dos grandes desafios que é a organização das filas nos bancos e lotéricas. “O FPM teve uma queda, mas foi aprovada a recomposição referente a março. O ICMS também teve uma grande queda de 30%. As prefeituras estão em uma situação delicada”, afirmou a presidente da AMA, ao destacar a sobrecarga de serviços  e informar que os municípios estão ajudando como podem.

Uma das sugestões , ainda em análise por procuradores, é a transferência de servidores que não estão em home office para ajudar nesse disciplinamento.  A presidente também solicitou aos agentes bancários a listagem da população com direito ao recebimento para que equipes do CRAS e CREAS possam atuar e levar informações sobre horários e evitar aglomerações.

A presidente também informou que os gestores estão sendo orientados, na medida do possível, a tomar algumas medidas como divulgar os horários de auto atendimento, bloquear o trânsito nas ruas onde houver agência bancária ou lotérica e escalonar o pagamento da folha de pessoal. Medidas que podem diminuir as filas e evitar a propagação do vírus.

A presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos de Alagoas, Flávia Januário, demonstrou a preocupação com lotéricas em que pequenos empresários estão com a responsabilidade de levar à população o auxilio emergencial.  Também  mostrou a impossibilidade do gerenciamento externo tendo em vista que, principalmente no interior, as unidades são administradas por famílias, no máximo um funcionário e que 12 já pediram autorização à Caixa para fechamento. Mesmo assim ela garantiu que internamente todos os cuidados estão sendo mantidos com o atendimento exclusivo para idosos em horário diferenciado. “Nosso maior problema chama-se cliente, que não respeita a sinalização e as orientações. Hoje ou os lotéricos têm ajuda, ou vão fechar”, citando que o valor que recebem por pagamento, de R$ 0,83 centavos, não teve correção mesmo diante de tantos riscos e com o esforço que todos estão fazendo para pagar o auxílio emergencial à população. Nosso foco – fazer jogos e consignados- onde o agente consegue ter melhor rendimento, está ficando em segundo plano, acrescentou.

No Banco do Brasil a preocupação também é grande porque os problemas são praticamente os mesmos. “Com o final do mês chegando e a proximidade do pagamento do INSS e servidores públicos, mesmo com a manutenção do atendimento a partir das 10h, vamos intensificar a comunicação nas cidades para reduzir o fluxo nas agências”, disse o superintendente Eduardo Lima, que também anunciou a contratação de terceirizados para orientador de fila, mas a medida ainda pode demorar.

Os prefeitos Joaquim Beltrão, Marcius Beltrão, Padre Eraldo, Maristela Sena, José Cícero e Adelminho Calheiros foram alguns que participaram opinando e demonstrando suas dificuldades, tanto em cidades pequenas, como em pólos. A hora é da construção de soluções conjuntas para que se garanta que o dinheiro chegue as pessoas e as mesmas não adoeçam. O atendimento através de senhas foi uma das sugestões apresentadas, bem como o contato direto entre os gerentes das agências e os presidentes de gabinetes de crise dos municípios para definição de estratégias locais para acabar com as filas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa e o diretor presidente do Procon Alagoas Daniel Sampaio também acompanharam a web reunião e se prontificaram a colaborar, através de posicionamentos jurídicos em casos de legitimidade de ações. Uma delas, já colocada pela AMA, é o trabalho de servidores para auxiliar a organização externa de bancos e lotéricas. Há também o questionamento sobre a suspensão de pagamento de consignados , o que já está sendo analisado pela Febraban e deve ser solucionado até a próxima sexta feira, como disse o superintendente da Caixa, Sander Farias. Sobre o uso de militares do tiro de guerra no disciplinamento, não existe a possibilidade desse reforço porque essa é uma prerrogativa federal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas