Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde

Publicado em 30/11/2025, às 14h40
Motorista foi autuado pelos agentes do DMTT. - Foto: DMTT

Redação

Ler resumo da notícia

Um veículo com alteração na descarga foi abordado por agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na noite da última sexta-feira (28), no bairro Ponta Verde. A modificação no equipamento resulta em barulho excessivo que, consequentemente, provoca transtorno para pessoas com espectro autista, idosos, recém-nascidos e animais domésticos.

LEIA TAMBÉM

A equipe estava em fiscalização viária pela Avenida Sandoval Arroxelas, quando o automóvel foi visto. Ao observar o veículo, foi constatado que apresentava barulho excessivo e o condutor recebeu voz de parada. Durante a vistoria, foi percebida a falta do dispositivo silenciador.

O motorista foi autuado pelo Artigo 230, inciso XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A infração é grave e tem como penalidade multa de R$ 195,23 e menos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da retenção do veículo para a regularização.

Poluição sonora

A prática da descarga livre é um problema que causa muito transtorno pra quem está no período de repouso, principalmente o noturno.

"Idosos, recém-nascidos, pessoas com espectro autista, além de animais domésticos, todos ficam bastante incomodados com o barulho de um veículo com escapamento alterado. Isso pode causar mudanças no comportamento e até trazer complicações para esses grupos", explicou o agente de trânsito Lucas Castro.

E completou: "Para coibir essa prática temos a operação Ruído Zero e também atuamos como hoje, em rondas. Daí, ao constatarmos a irregularidade, realizamos a abordagem".

Além do barulho excessivo, veículos com descarga livre podem emitir gases tóxicos acima dos limites permitidos. A instalação de escapamentos esportivos pode ser permitida, desde que não ultrapasse os limites de emissão de ruído e seja certificada pelo Inmetro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novos semáforos na parte baixa de Maceió começam a funcionar sábado (6); veja locais Segundo trabalhador atropelado por carro de luxo em Marechal Deodoro recebe alta Povo Wassú Cocal volta a bloquear a BR-101 em protesto por atropelamento e morte de indigena Câmara aprova lei que amplia funcionamento da Rua Fechada em feriados e domingos