Agentes funerários protestam por início da vacinação contra covid-19 para a categoria em Recife

Publicado em 11/02/2021, às 09h57
Bruno Campos/JC Online -

JC Online

Agentes funerários e donos de funerárias protestam na manhã desta quinta-feira (11) para serem vacinados contra a covid-19. Apesar de estar inserida na primeira etapa da imunização no Estado, a classe ainda não começou a ser imunizada. A concentração aconteceu no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, por volta das 7h, de onde o grupo seguiu em carreata até a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

LEIA TAMBÉM

O Sindicato das Empresas Funerárias de Pernambuco (Sindef-PE) revela que cerca de 30 trabalhadores já morreram por complicações causadas pelo coronavírus, e que há diversos colaboradores afastados. A classe é responsável pelo manejo dos corpos, tanto dos que perderam a vida para a covid-19, quanto dos que morreram por outras causas.

Segundo o presidente do sindicato, Luiz Alves, dois ofícios já foram enviados à SES, e a classe já foi até a sede duas vezes, mas não foi recebida.

“Já perdemos vários colegas para essa doença, todo mundo trabalha com medo. Nos hospitais, ninguém quer entregar o corpo; é o agente funerário quem tem que manusear o corpo e a gente não recebe a sinalização da vacina, não temos uma definição, uma clareza do que o governo quer fazer”, explica.

O sindicalista também alertou para o risco de contaminar outras pessoas. “Vivemos uma situação de que não sabemos como vai ser o amanhã, a gente tem contato com a família de [vítimas de] covid, e também da de quem não é. A linha de transmissão é incalculável”, completa.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alega, por nota, que os trabalhadores de serviços funerários serão contemplados "de acordo com a disponibilidade de doses da vacina". Reforça também que "pactuou com os municípios pernambucanos, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o público prioritário da vacinação contra a Covid-19 neste primeiro momento da campanha, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, e cada gestor municipal deve avaliar sua realidade e vacinar de acordo com a organização da sua rede."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Difícil aceitar que perdi Raíssa por causa de uma fatia de pizza', diz namorado de mulher morta após comer em pizzaria Pizza de carne na nata pode ter causado infecção que matou mulher na PB Duas crianças morrem presas em grade tentando fugir de incêndio em Recife Homem invade prédio da ex e atira 20 vezes contra porta de apartamento