Agentes penitenciários de Alagoas são contra construção de novos presídios

Publicado em 18/01/2017, às 17h50

Redação

O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen) emitiu nesta quarta-feira (18) um alerta onde comenta que as medidas anunciadas pelo Governo Federal, colocando as Forças Armadas nos presídios brasileiros e a construção de novos módulos, sem que haja o fortalecimento da instituição penal, não vai resolver a  problemática prisional.

LEIA TAMBÉM

Ainda de acordo com o Sindapen, atualmente, apenas sete agentes penitenciários fazem a segurança de unidades prisionais que chegam a abrigar 900 detentos. Essa informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), no entanto, com a determinação da liberação de horas extras por parte do governo, esse número de agentes tornou-se maior.

O decreto presidencial, autorizando as Forças Armadas a atuarem no sistema prisional foi publicado nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU), contudo a falta de investimento e a ausência de uma instituição que tenha a gestão prisional como atribuição e dever constitucional agravaram a crise no sistema prisional brasileiro.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários reafirmou que a defesa pelo Projeto de Emenda Constitucional - PEC 308/2004.

A PEC 308 tem como fito o reconhecimento constitucional das atividades de segurança prisional e reinserção social, já desenvolvida, ainda que de forma precária e despadronizada, pelos órgãos de administração penitenciárias estaduais e até, pelo destacado sistema penitenciário federal.

O Sindapen ainda reafirmou seu compromisso com a manutenção da Justiça e com a sociedade alagoana e solicita ao governo do Estado que sejam adotadas medidas no sentido de resguardar a lei, a ordem e a disciplina na esfera prisional, por meio da realização de concurso público para Agentes Penitenciários.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitos de Alagoas discutem limite para cachês de artistas em festas municipais Justiça determina suspensão de passeios turísticos irregulares na APA Costa dos Corais Palestra reflete arquitetura das habitações modernas para além da estética Artnor: artesãos transformam tradição familiar em legado cultural