‘Agora não temos obrigações morais’, diz Rússia após ataque dos EUA

Publicado em 20/04/2018, às 21h07

Redação


LEIA TAMBÉM

Os ataques militares dos Estados Unidos contra a Síria na semana passada anularam qualquer “obrigação moral” da Rússia de não fornecer mísseis ao presidente sírio, Bashar Assad, disse nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, segundo a agência de notícias russa RIA.

Lavrov declarou que, antes dos ataques dos Estados Unidos a alvos sírios, a Rússia informou a autoridades americanas quais áreas da Síria representam “linhas vermelhas” para Moscou. A ação militar dos EUA não deveria cruzá-las, segundo os russos.

“Agora não temos obrigações morais. Havíamos prometido não fazê-lo uns 10 anos atrás, acho, a pedido de nossos parceiros conhecidos”, disse ele, de acordo com a RIA. Lavrov afirmou, ainda, estar convencido de que o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder americano, Donald Trump, não permitirão um confronto armado entre os dois países.

Um comandante do Exército russo também afirmou que Moscou estudará fornecer o sistema de mísseis antiaéreos S-300 à aliada Síria após os ataques americanos.

Estados Unidos, França e Reino Unido dispararam 105 mísseis na semana passada em retaliação a um ataque com gás venenoso de forças do governo contra uma área rebelde próxima da capital.

De acordo com analistas militares, o sistema de mísseis terra-ar S-300 melhoraria a capacidade russa de controlar o espaço aéreo da Síria, onde forças de Moscou apoiam o governo Assad, e poderia ser usado para conter ações mais contundentes dos Estados Unidos.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto