Agreste Saneamento vence maior premiação do setor no Brasil pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 08/12/2022, às 17h25
Foto: Divulgação -

Assessoria

O trabalho constante de excelência em gestão do saneamento levou a Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá em Alagoas, a ser mais uma vez reconhecida nacionalmente. A empresa ganhou a maior premiação do setor no Brasil, o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS), realizado na última quarta-feira (30), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

LEIA TAMBÉM

Ao todo foram dois prêmios para a empresa - responsável pela captação e tratamento da água em Arapiraca e outros nove municípios da região. O primeiro reconheceu a Agreste Saneamento no Troféu Quíron Prata na categoria Selo de Qualidade no Fornecimento (SQF) Nível II. Esse é o segundo ano consecutivo que a Agreste Saneamento recebe o troféu Quíron. Em 2021, a empresa foi reconhecida no nível III.

O PNQS premia boas práticas empresariais e de gestão das empresas de saneamento no Brasil, através da avaliação de relatórios e auditoria presencial, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), responsável pelo prêmio, de um conjunto de ações que são implementadas nessas empresas.

“O reconhecimento se dá a partir do esforço de todos os colaboradores que fazem a Agreste e é parte de um intenso trabalho focado em Qualidade na Gestão no Setor de Saneamento e que utiliza também o sistema de boas práticas em Governança Ambiental, Social e Corporativa”, comemora Angela Lins, diretora geral da Agreste Saneamento.

Eficiência Energética - A segunda conquista da Agreste Saneamento foi na categoria PEOS – Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental, com o projeto de eficiência energética da companhia, que reduziu, em um ano, mais de 900.000 kWh no consumo de eletricidade da empresa, com melhores resultados e também mais sustentáveis.

O projeto de ‘Gestão de Monitoramento de Energia Elétrica Ativa e Reativa’ propôs a implantação de monitoramento online dos sistemas elétricos e aperfeiçoamento de equipamentos específicos e maquinários, de forma sistêmica e sustentável, e conseguiu a redução de custos e aumento da eficiência energética da companhia.

O objetivo, segundo o gestor do projeto e supervisor do Centro de Controle Operacional (CCO) da Agreste Saneamento, Paulo Felipi, foi 
cumprido ao oferecer uma ação mais eficiente e sustentável, diminuindo o consumo de energia e contribuindo com o meio ambiente. 

“Nós obtivemos excelentes resultados, com a diminuição nos custos financeiros e melhor aproveitamento das nossas capacidades. Acredito que a premiação venha a reconhecer esses fatores e principalmente certificar o trabalho que fazemos dentro da Agreste Saneamento e do grupo Iguá”, destaca.

Segundo o gestor, um dos principais pontos é que o projeto pode ser replicado em outras grandes companhias e indústrias de equipamentos de grandes proporções.

Sobre a Agreste Saneamento: A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2021, recebeu o troféu “Quíron Bronze” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Influenciadora agredida por Babal Guimarães revela exposição e trauma: ‘quero paz’ Confira os horários especiais de funcionamento do Hemoal no feriadão Concurso elege 'Melhor Pão Francês' de Alagoas; confira o resultado Alagoas tem mais de 3.500 moradias em construção; veja municípios contemplados