Agricultores alagoanos são convocados para renegociar dívidas com bancos

Publicado em 29/12/2015, às 22h06

Redação

Os agricultores familiares alagoanos que possuem dívidas do crédito fundiário podem, a partir de agora, renegociar o parcelamento com os bancos. É que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou esta semana uma resolução que permite a renegociação das parcelas do crédito fundiário.

LEIA TAMBÉM

Em Alagoas, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) é o órgão do governo responsável pelo desenvolvimento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado.

Para o presidente do Iteral, Jaime Silva, a renegociação representa o reconhecimento por parte do MDA das dificuldades do agricultor familiar. “Essa é a oportunidade que os agricultores estão tendo de renegociar e ficar aptos a receber novas linhas de crédito do Banco do Brasil e do Nordeste e continuar investindo na terra”, afirmou Jaime Silva.

A resolução expedida pelo Banco Central do Brasil viabiliza aos agricultores familiares a formalização das renegociações com um novo parcelamento mediante contrato das dívidas de operações do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, originárias de operações de Crédito Rural até o dia 31/12/2016.

De acordo com o documento, os agricultores e associações que realizaram o pagamento da amortização mínima obrigatória no prazo previsto na resolução poderão apresentar a documentação necessária para formalização da renegociação até 30/06/2016.

Ainda de acordo com a resolução, o valor da parcela com vencimento até 31/12/2016 deve ser recalculado até a data de renegociação, com encargos financeiros de normalidade, sem a concessão de bônus de adimplência de qualquer natureza.

O Iteral está à disposição de agricultores e associações que quiserem mais esclarecimentos sobre o tema. O instituto está localizado na Av. da Paz, 1200, no bairro do Jaraguá, e o telefone é 3315-6147.

Agricultores alagoanos são convocados para renegociar dívidas com bancos
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer