Água Branca: tradição à mesa

Publicado em 21/10/2025, às 14h28 - Atualizado às 20h39
-

Nide Lins

Vamos simbora pra Água Branca, no coração do sertão alagoano! 🌵 Lá tem novidade saborosa: o restaurante Novo Horizonte (@novohorizonte.ab) faz jus ao nome — comida boa, vista de tirar o fôlego e uma história de superação que inspira. Vizinho ao Mirante do Calvário, o espaço é comandado por Emanuel Sousa Evangelista, filho da terra que sempre sonhou em ter um cantinho pra receber bem, cozinhar com sabor e mostrar o que o sertão tem de melhor. E olha... tem galinha de capoeira com pirão que é danada de boa!
Mirante do Calvário
 
Mas, Emanuel aprendeu que, para o sucesso de um restaurante, não basta apenas fazer boa comida. Com o apoio do Sebrae, ele participou de consultorias e descobriu que o planejamento é tempero essencial para qualquer negócio.O planejamento financeiro foi um dos pilares que transformaram o sonho em um empreendimento sólido e próspero.
Emanuel, empreendedor nato
 
Hoje, além de apicultor, Emanuel é dono de um dos restaurantes mais charmosos da região, com uma vista que abraça a paisagem de Água Branca e um cardápio que faz o coração bater mais forte — especialmente com a tradicional galinha de capoeira com pirão, receita daquelas que lembram o fogão de lenha da infância.
Empreendedorismo 
 
Para Lidyane Berreza, analista do Sebrae, o empreendedor sempre demonstrou preocupação com a qualidade do atendimento. “Desde que formalizou a empresa, em janeiro deste ano, Emanuel convidou o Sebrae para conhecer o espaço e decidiu iniciar as atividades somente após capacitar sua equipe. Assim, seus colaboradores participaram do curso de Atendimento ao Cliente, promovido pelo Sebrae”, conta Lidyane.
 
Emanuel segue em constante aperfeiçoamento, participando de ações como Técnicas de Vendas, o programa premium de Liderança – LIDERE, e palestras sobre Vendas nas Datas Comemorativas. “Emanuel  é um empreendedor nato, e o Sebrae chegou para somar. Recentemente, ele concluiu a consultoria em Custos e Formação de Preço. São ações que fortalecem uma parceria sólida e duradoura com o Sebrae”, completa Lidyane.
 
 Novo Horizonte funciona de segunda a quinta das 11h às 17h e Sexta à domingo das 11h às 22h e é parada obrigatória pra quem busca sabor, tranquilidade e um pedacinho do sertão com muito amor e tempero. Mirante do Calvário - Rua Coronel Ulisses Luna - Centro, Água Branca

 
 
Mais Sabores e Histórias de Água Branca
 
Caminhar pelo centro histórico de Água Branca é mais do que apreciar sua arquitetura colonial. Nessa cidade sertaneja, Delmiro Gouveia foi o primeiro turista. O empreendedor cearense ficou hospedado na casa do Coronel Ulisses Luna e trouxe desenvolvimento ao sertão. Já o temido Lampião, em 1922, assaltou o sobrado da Baronesa de Água Branca, levando o patrimônio pessoal da nobre sertaneja. A antiga residência do Barão de Alagoas continua elegante e hoje pertence à prefeitura, que planeja transformá-la em espaço cultural.
 
 
Cultura viva e raízes quilombolas: Segundo o Sebrae, Água Branca é o município alagoano com o maior número de comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas — Queimadas, Lagoa das Pedras, Barro Preto, Serra das Viúvas, Cal e Povoado Moreira de Baixo — onde vivem cerca de 320 famílias.

 
Engenho São Lourenço: tradição que adoça histórias
 
Outro tesouro do município é o Engenho São Lourenço, fundado em 1920, patrimônio cultural e gastronômico da cidade. O engenho produz rapadura, açúcar mascavo e alfenim (doce típico) orgânicos. No mesmo espaço funciona um restaurante, e uma das estrelas do cardápio é o sorvete de rapadura, criação da talentosa Sílvia Medeiros, alagoana de Delmiro Gouveia, casada com Maurício César Brandão, herdeiro do “Vó Lenço”, fundador do engenho.

 

A cidade de Água Branca, no sertão alagoano, guarda uma história de coragem e sabor que vem conquistando paladares: a Oxente Muié Arretada (@oxente_muiearretada), marca criada pela agricultora Ana Teixeira. Inspirada pela memória da vó Áurea, a alagoana transformou o leite em queijos e derivados que unem tradição, afeto e qualidade. Conheci a história dessa sertaneja arretada a convite do Sebrae de Delmiro Gouveia, que também faz o melhor goiaba.  - Telefone para contato: 82 99991-9532


 
 
Uma rua, muitas histórias
 
O centro histórico de Água Branca é pequeno, e o povo brinca dizendo que “é só uma rua”. Mas que rua bonita! Cheia de casarios coloniais e histórias guardadas em cada fachada.
A primeira lindeza é a Capela de Nossa Senhora do Rosário, de 1770. Na outra ponta, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída pelo Barão de Água Branca no século XVIII, exibe um altar com decoração barroca.
 
Água Branca é assim: história, fé, sabores e gente que faz o sertão crescer — com coragem, planejamento e muito amor pelo que faz.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl? Guia das Comidinhas do Festival Maceió dos Prazeres