Água do mar de Jatiúca está com intensa contaminação por coliformes fecais

Publicado em 22/12/2015, às 09h47

Redação

As equipes do Laboratório de Estudos Ambientais e do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgaram por antecipação, na tarde desta segunda-feira (21), os resultados das duas amostras coletadas na praia de Jatiuca, na última sexta-feira (18). Os resultados mostram intensa contaminação por Coliformes fecais (termotolerantes), nos dois pontos verificados.

LEIA TAMBÉM

As amostras foram coletadas devido a uma mancha escura que apareceu no mar, a partir das águas provenientes de galerias que deveriam verter apenas águas pluviais. Nos dois locais o resultado mostra que há mais de 1,6 milhão de Coliformes fecais em cada 10mL, quando o limite seria de 1000 NMP (Número Mais Provável)/100mL.

Segundo o relatório, foram analisados parâmetros físico-químicos e microbiológicos e as amostras, “não atendem aos critérios estabelecidos para águas avaliadas na categoria própriadestinadas à balneabilidade (recreação de contato primário)”.

Isso conforme o que determina a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 357/2005, art. 15 e inciso II, em cumprimento as exigências contidas na resolução Conama nº 274/2000, art. 2º, § 4º, alínea b, por apresentar valor superior a 2.500 coliformes fecais (termotolerantes) por cem 100 mililitros.

O relatório foi enviado à Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) de Maceió, órgão responsável pela fiscalização das ligações clandestinas nas galerias de águas pluviais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário