AL: cinco municípios ainda têm óleo nas praias; Maceió fica de fora

Publicado em 12/11/2019, às 14h41
-

Redação

Cinco municípios alagoanos ainda registram manchas de óleo, segundo o último mapeamento, divulgado pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) que monitora o derramamento de óleo no litoral do Nordeste e do Espírito Santo. A capital, Maceió, ficou de fora, sem registro da presença de óleo.

LEIA TAMBÉM

O relatório cita as cidades de Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu.

Seis mergulhadores da MB, em cooperação com a Defesa Civil e voluntários locais, realizaram uma ação de monitoramento na região do Rio Persinunga, localizado na divisa entre Alagoas e Pernambuco, que resultou na identificação e recolhimento de, aproximadamente, 25 kg de resíduos oleosos. 

Segundo o GAA, como parte do programa de capacitação, conduzido pela Petrobras, para a limpeza de ambientes costeiros afetados pelo óleo, foi realizado na Capitania dos Portos de Sergipe e na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, treinamentos para os militares da MB, EB, FAB, Corpo de Bombeiros, além dos servidores do Ibama, Defesa Civil dos estados e municípios, Agências Estaduais e Prefeituras. Os treinamentos terão continuidade nos estados de PB, RN, CE e AL.

Até o momento, mais de 4.800 militares da MB, 34 navios, sendo 30 da MB e 4 da Petrobras, 22 aeronaves, sendo 11 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira (FAB), 3 do Ibama e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do Ibama, 80 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação. De acordo com o levantamento feito pelo Ibama, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.400 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas, até o dia de hoje. A contagem desse material não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas, EPI e outros materiais utilizados para a coleta. O descarte é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas