Alagoana de 112 anos surpreende ao solicitar segunda via da carteira de identidade

Publicado em 27/11/2017, às 20h01

Redação

Fazer 100 anos de idade não é para qualquer um. Lúcida então, nem se fala. Dona Sebastiana Maria da Conceição ultrapassou um século de vida, e esta a caminho de completar os 113 anos ao lado de seus familiares. Ao fazer o que seria mais um processo de identificação, o papiloscopista Marcelo Casado do Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas se deu conta, admirado, de como a vida nos causa surpresa. 

LEIA TAMBÉM

“Minha nossa! Ela tem 112 anos! Incrível! Por mais que a ciência médica explique a longevidade, é surpreendente, nos dias estressantes de hoje, encontrar pessoas com tanta história de vida”, admirou-se Casado ao entregar na manhã de hoje, 27, a segunda via da carteira de identidade à dona Sebastiana, alagoana, nascida em 1905 no município de Satuba, mas que reside atualmente em Maceió.

Em 1940 a população brasileira acima de 60 anos equivalia a 4% do total, em 2013 esse percentual aumentou para 12%, e espera-se para o ano de 2040 o dobro, ou seja, 24%.  Estudos científicos afirma que a genética é responsável por 30% dessa longevidade humana, e os outros 70% são decorrentes dos hábitos pessoais, junto com os novos tratamentos e medicamentos criados pela biomedicina.

Responsável pela identificação de Dona Sebastiana, o papiloscopista Marcelo Casado, lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que mais importante do que aumentar os anos de vida das pessoas é dar vida aos anos vividos. Para ele, atingir ou ultrapassar a marca dos 100 anos é um processo não só de envelhecimento do corpo, mas, também de vencer a resistência aos altos e baixos da vida, e caminhar com a história.

“Por isso, a papiloscopia é vista como a mais humana das perícias, pois, trata fundamentalmente da identificação de pessoas. É esse olhar social e filosófico em nossa profissão que nos torna o que somos,” definiu o especialista.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra