Alagoana Valdice Gomes recebe Comenda Senador Abdias Nascimento

Publicado em 17/11/2025, às 13h04
- Fotos: Agência Senado

TNH1

Ler resumo da notícia

Nesta segunda-feira (17), em sessão especial no Senado Federal, foi entregue a Comenda Senador Abdias Nascimento, condecoração anual que reconhece personalidades com relevante contribuição à proteção e promoção da cultura afro-brasileira.

Entre os agraciados este ano a alagoana Valdice Gomes da Silva, jornalista, ativista e referência na luta pela igualdade racial em Alagoas.

Trajetória 

Valdice Gomes da Silva tem uma trajetória marcada por engajamento na mídia, no ativismo e na promoção da cultura afro-brasileira. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e integrou a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Ela também fundou a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), um espaço voltado à discussão e ação em torno das temáticas raciais no jornalismo.

Valdice coordena o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e também conduz o projeto “Vamos Subir a Serra”, iniciativa afro­cultural sediada na histórica Serra da Barriga, símbolo da resistência negra no Brasil, em União dos Palmares.

Sua atuação destaca-se por articular jornalismo, cultura e luta pela dignidade e visibilidade das populações negras, especialmente no contexto de Alagoas e das manifestações culturais afro-brasileiras.

Ao receber essa comenda, Valdice se junta a outras personalidades de destaque que foram reconhecidas em 2025, como Carlos Alves Moura e Natanael dos Santos. Veja a lista completa dos agraciados em 2025.

O significado da comenda

A Comenda Senador Abdias Nascimento foi instituída para homenagear pessoas que se dedicam à promoção dos direitos, da história e da cultura da população afro-descendente no país. O próprio Senador Abdias Nascimento foi um ícone da luta pelos direitos dos negros no Brasil, parlamentar e intelectual que dedicou boa parte de sua vida a essa causa.

Autor de diversos livros sobre o assunto, Abdias Nascimento propôs em 2006 a adoção do dia 20 de Novembro como o Dia Oficial da Consciência Negra em São Paulo. Cinco anos depois, faleceu no Rio de Janeiro, aos 97 anos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Francisco Acioli, presidente do SINDIVEST, faz idade nova Luciano Quirino, sócio da Agência Artecetera, faz idade nova Lopes Imobiliária em Alagoas transforma Maceió em um cenário de Natal e redefine o conceito de experiência no mercado imobiliário Colaboradores da Sococo de Belém visitam TV Pajuçara em intercâmbio empresarial