Alagoano indicado ao Prêmio Nobel de Literatura faria hoje 130 anos

Publicado em 23/04/2023, às 10h15

Redação

 

LEIA TAMBÉM

Neste 23 de abril completa 130 anos o nascimento de Jorge de Lima, um dos personagens mais importantes da literatura portuguesa, que além de escritor e poeta foi foi médico, pintor e político,  tendo sido também deputado estadual em Alagoas e vereador na cidade do Rio de Janeiro.

A Assembleia Legislativa de Alagoas abriu na segunda-feira, 17, as comemorações dos 130 anos do ilustre alagoano, nascido em União dos Palmares, numa iniciativa do deputado estadual Dr. Wanderley (MDB) – cardiologista José Wanderley Neto.

Na quarta-feira, 19, a Academia Alagoana de Letras promoveu a palestra “Quem tem medo de Jorge de Lima”, com o jornalista Claude Rodrigues, do Rio de Janeiro, que contou com interpretação de poemas de Jorge de Lima pelo ator Chico de Assis.

A programação segue até dezembro, com apoio da Ufal, Uneal, IFAL, Cesmac, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Educação, Academia Alagoana de Letras, Prefeitura de União dos Palmares, Prefeitura de Penedo, Paracuri, Focuarte e Instituto Zumbi dos Palmares.

Sobre Jorge de Lima disse Claufe Rodrigues, jornalista e escritor carioca, que esteve em Alagoas participando, ao longo desta semana, dos eventos em sua  homenagem:

“Tendo participado da brilhante geração literária que praticamente definiu nossa identidade como nação, o poeta alagoano jamais alcançou, na posteridade, o lugar merecido. Sempre me pergunto por que sua obra, tão cultuada nas rodas literárias daqui e do exterior, nunca conseguiu conquistar verdadeiramente o coração dos brasileiros, sofrendo entre nós largos períodos de ostracismo. Quantas escolas no Brasil adotam a leitura de Jorge de Lima em sala de aula? Esta seria uma das principais causas, mas especialistas apontam outras: que ele foi cristão num meio intelectual dominado por ateus; que o surrealismo nunca vingou no Brasil; que ele era um poeta difícil de ler.”

Por sugestão de Claufe Rodrigues, a sessão pública realizada pela Assembleia Legislativa aprovou proposta, encaminhada ao governador Paulo Dantas, de incluir na grade curricular das escolas estaduais o estudo da obra de Jorge de Lima.

Uma curiosidade sobre Jorge de Lima: o alagoano seria o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1958, mas faleceu em 1953 – 70 anos atrás -, antes da solenidade de entrega da premiação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Lula vai à Sapucaí ver elogio a ele mesmo em escola de samba Vereador alerta: “Logo, logo, a PF vai bater na porta do IPREV” Por que o futuro de Ronaldo Lessa depende de Paulo Dantas Vereador cobra atualização do Plano Diretor de Maceió