Alagoas busca investimentos para energia eólica

Publicado em 16/08/2017, às 19h29

Redação

A energia eólica é uma das formas de energia mais limpas e eficazes, sendo captada por meio do fluxo, força e velocidade do vento. Tem sido um diferencial no Brasil e vem conquistando recordes na produção de eletricidade. Atualmente, existem 457 parques eólicos no país e 80% deles estão no Nordeste.

LEIA TAMBÉM

Buscando a inserção do Estado de Alagoas, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) fez a intermediação entre a Prefeitura de Mata Grande e a empresa Renova Energia, sendo representada pelo coordenador de Projetos, Denis Bellinni, para retomar a discussão sobre a produção de eletricidade de forma autossustentável.

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esse projeto demonstra a preocupação do Governo de Alagoas com a expansão socioeconômica, investimento tecnológico e de baixo impacto ecológico.

“A concretização desse projeto de energia eólica será um marco na gestão do governador Renan Filho. Terá uma importância expressiva para o desenvolvimento econômico no Alto Sertão e, ainda, representará uma conquista para o Estado de Alagoas”, citou Jaime Silva.

O prefeito de Mata Grande, Erivaldo Lima, conhecido com Mandú, destacou que a Serra do Parafuso, localizada em torno de 600 m acima do nível do mar, é uma área com grande potencial para a instalação de, no mínimo, 30 turbinas, sendo necessária uma avaliação minuciosa. Outra importante demanda foi a solicitação da revisão dos limites territoriais do município.

O Iteral já executou a regularização fundiária que é essencial para a efetivação do parque eólico e, agora, intensificará o seu trabalho para entregar, aproximadamente, 140 títulos de terras aos pequenos proprietários rurais na região.

A Renova Energia foi fundada em 2001, e a negociação com essa companhia brasileira deve-se ao seu pioneirismo na geração de energia elétrica renovável, com atuação em matrizes eólicas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar. Desde 2009, a empresa é um exemplo na América Latina no segmento de fonte eólica.

O projeto será analisado pelos órgãos competentes, que definirão junto à empresa as normas técnicas, infraestrutura, tipo de turbina adequada e recursos financeiros necessários para o investimento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas