Alagoas conta com núcleo especial para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

Publicado em 04/06/2021, às 19h28
Assessoria / Reprodução -

Assessoria

O dia 4 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, como o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão. Longe de ser uma data comemorativa, o marco busca alertar para as diversas formas de abuso praticadas contra crianças, além de trazer a reflexão acerca do papel da sociedade no combate a este tipo de prática.

LEIA TAMBÉM

Vale lembrar que o zelo pela segurança e o bem-estar dos menores não é uma tarefa exclusiva dos pais. Esta responsabilidade se estende também aos parentes, à comunidade, aos educadores e ao poder público.

Em Alagoas existe uma rede de proteção voltada especificamente para o público infantil, que conta com o Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), criado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O equipamento oferece o atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, além de prestar orientações jurídicas aos familiares sobre os procedimentos legais e acompanhamento perante os órgãos do sistema de justiça.

Dados do Observatório de Prevenção à Violência da Seprev mostram que, em 2020, foram registrados 1089 casos de violência praticada contra crianças e adolescentes em Alagoas. Em 2021, o número de casos chegou a 410 até o mês de abril.

A psicóloga do NACAVV, Ana Laura Reis, ressalta que o combate a esse tipo de prática tem sido prioridade do Governo de Alagoas. Em 2020, o NACAVV atendeu 858 crianças e adolescentes vítimas de violência física, sexual ou psicológica. Até maio de 2021, 492 pessoas receberam atendimento especializado.

"As crianças chegam aqui com graves problemas psicológicos, com transtorno de estresse pós-traumático, quadro depressivo ou ansiosos. Aqui a gente começa a trabalhar para tentar minimizar esses danos ", explicou a psicóloga Ana Laura.

Para quem busca atendimento, o NACAVV funciona na Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, em Maceió, e um novo equipamento será inaugurado na Casa de Direitos de Arapiraca. Para denunciar casos de violência contra crianças é aconselhado entrar em contato com o Conselho Tutelar, utilizar o Disque 100 ou Disque 181.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas