Alagoas está em estado de observação e tem previsão de chuvas até sexta

Publicado em 29/05/2025, às 09h54
Previsão é de continuidade de chuvas até pelo menos sexta-feira (30). - Foto: Agência Brasil

Redação

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), emitiu um comunicado alertando para a possibilidade de chuvas com intensidade fraca a moderada em diversas regiões do estado a partir da tarde desta quinta-feira (29), com previsão de continuidade até pelo menos sexta-feira (30).

LEIA TAMBÉM

De acordo com as análises mais recentes dos modelos meteorológicos, as áreas mais afetadas devem ser o Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitações pontuais, porém com menor intensidade.

Segundo o órgão, a instabilidade climática está sendo provocada pela atuação de um cavado – sistema de baixa pressão atmosférica – em baixos níveis da atmosfera, localizado sobre o Oceano Atlântico, na faixa leste do Nordeste. Esse fenômeno favorece a formação de nuvens carregadas que podem resultar em acumulados significativos de chuva nas próximas 48 horas.

A SPDEN alerta que, embora as chuvas previstas sejam de intensidade fraca a moderada, há risco de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem. Em caso de persistência das chuvas, o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta também aumenta.

O órgão segue em monitoramento constante das condições climáticas e informou que novos comunicados poderão ser emitidos a qualquer momento, caso haja intensificação do cenário. Se necessário, alertas meteorológicos e hidrometeorológicos serão divulgados.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193 em caso de ocorrências relacionadas às chuvas.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE