Alagoas inicia nesta quinta 2ª Fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza

Publicado em 16/04/2020, às 08h00
Arquivo TNH1 -

Agência Alagoas

Após vacinar 100% dos idosos, Alagoas inicia, nesta quinta-feira (16), a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que tem como público-alvo os profissionais da segurança, salvamento, motoristas e cobradores do transporte coletivo, portuários, pessoas com doenças crônicas, pessoas sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos, população privada de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e caminhoneiros. A ação ocorre até o dia 8 de maio, nos postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos.

LEIA TAMBÉM

A exemplo da primeira fase, durante os próximos 23 dias da segunda, devem ser vacinados, no mínimo, 90% de todas as pessoas que integram os 10 grupos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). Para isso, é necessário portar o Cartão de Vacinação e apresentar o comprovante de que se enquadra no público-alvo estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), além de não apresentar febre e antecedentes de alergia grave aos componentes do ovo.

“A Campanha de Vacinação contra Influenza ocorre anualmente e é a principal medida utilizada pelo Ministério da Saúde para  prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e promove a imunidade durante o período de circulação sazonal da gripe, reduzindo o agravamento da doença”, ressaltou a assessora do PNI em Alagoas, Denise Castro.

A terceira e última fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece de 9 a 23 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas até 45 dias. A ação prossegue vacinando também os adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência auditiva, visual, múltipla, intelectual e mental e professores das escolas públicas e privadas.

O que é Influenza – A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, causada pelos vírus A, B, C e D. É de transmissibilidade elevada, com tendências a se disseminar facilmente, podendo levar a óbito. São sintomas da doença, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas