Alagoas lança Sistema de Informações de Recursos Hídricos, nesta quinta-feira, 28

Publicado em 25/04/2022, às 14h42
Reprodução -

Ascom Semarh

Garantir a disponibilidade hídrica e o monitoramento destes recursos de forma efetiva e com transparência. É com este intuito que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fará o lançamento do Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Alagoas (SIRH), na próxima quinta-feira (28), no Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal de Alagoas, a partir das 9h.

LEIA TAMBÉM

Alagoas será o primeiro estado do país a implantar o sistema com informações relacionadas aos recursos hídricos. Com ele, o cidadão poderá fazer a solicitação de outorga de autorização para o uso da água de forma online, preenchendo os formulários e inserindo os documentos exigidos sem precisar sair de casa, também podendo acompanhar toda a evolução do seu processo por meio da plataforma.

O sistema também contará com um mapa com informações sobre a quantidade de outorgas concedidas em Alagoas, além das informações sobre a disponibilidade hídrica de cada rio e a demanda de água de cada bacia hidrográfica do Estado.

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Pedro Lucas, o SIRH trará mais agilidade e efetividade aos usuários de água. “Essas informações condensadas em uma única plataforma vão permitir que o usuário planeje melhor o seu projeto de uso da água. Essas informações também serão importantes para pesquisas relacionadas ao uso da água, onde alunos e professores poderão ter acesso de forma facilitada”, destacou o secretário.

A população ainda terá acesso ao monitoramento hidrometeorológico, onde será possível acompanhar em tempo real o nível dos rios e o volume de chuvas nas regiões do Estado.

No evento de lançamento haverá a apresentação do sistema, suas funcionalidades e uma mesa-redonda sobre a modernização da gestão dos recursos hídricos e seus impactos e será aberto ao público.

OS interessados em participar devem fazer a inscrição pelo link https://bityli.com/SDaNGI

O SIRH foi idealizado em parceria entre a Semarh, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática