Alagoas mantém protocolo de prevenção a casos suspeitos de gripe aviária

Publicado em 19/05/2025, às 12h06 - Atualizado às 12h06
Alagoas não teve notificação de casos de gripe aviária - Foto: Cortesia

Agência Alagoas

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que não foram notificados casos de gripe aviária em território alagoano, e que os protocolos de prevenção à doença, já adotados pelo Estado, permanecem inalterados, com inspeções em granjas comerciais e em criações de aves de subsistência, além do atendimento e monitoramento em casos suspeitos de doença. Esses procedimentos vêm sendo realizados no estado desde 2023, quando o vírus surgiu no Brasil, com a confirmação de um caso da doença em ave silvestre.

LEIA TAMBÉM

A Adeal reforça que a gripe aviária não é transmitida entre humanos, nem pelo consumo de carne de ave, mas, mesmo assim, orienta que a compra de frango seja feita em estabelecimentos com registro de inspeção dos órgãos fiscalizadores.

A agência de defesa também orienta a população que, em caso de suspeita da doença, onde haja grande mortalidade de frangos comerciais ou mortalidade excepcional e súbita de aves ornamentais e silvestres; comportamento anormal, com sinais nervosos, respiratórios e digestivos, a notificação deve ser feita junto a Adeal ou pelo sisbravet (https://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/defesa-sanitaria-animal) para que seja realizado o protocolo sanitário estabelecido.

Nos meses de março e abril, fiscais da Adeal realizaram o inquérito soroepidemiológico das aves com a coleta de amostras na avicultura industrial e criações de subsistência do estado com o propósito de verificar se ambos estão livres do vírus da influenza aviária e da doença de Newcastle.

Foram coletadas amostras de soro, traqueia e cloaca. Todo o material foi encaminhado para análise em laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Pernambuco. O resultado ainda não foi divulgado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE