Alagoas no maior evento universitário da América Latina

Publicado em 20/10/2017, às 14h58

Redação

Troca de conhecimento, intercâmbio cultural entre atletas de todo país, e expectativa de medalhas. Esse é o clima da maior competição da América Latina a nível universitário, que acontece entre os entre os dias 18 e 29 de outubro, em Goiás. Esse ano, Alagoas terá 140 participantes, dentre oficiais técnicos e atletas.

LEIA TAMBÉM

Sobre o Jubs

Há 65 anos ocorrendo no meio esportivo, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) almejam aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do território nacional. Além disso, o evento promove a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. Os campeões dos JUBs participam dos Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSÍADE). 

O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e, esse ano, conta com apoio da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), e do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3x3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Atletas alagoanas e as expectativas para o JUBS 2017

Gleyci Kelly dos Santos, 18 anos, é uma das promessas de medalha para o Jubs 2017. A atleta alagoana cursa Educação Física na UNOPAR Maceió, e é destaque por ser bicampeã no Norte-Nordeste, tendo conquistado o 4º lugar no ranking nacional.

“É a minha primeira participação no JUBS. Estou encantada com a estrutura do evento. Minha expectativa é de bater minhas marcas. Farei sete provas e, se Deus permitir, levarei uma medalha para casa”, afirma a atleta, cheia de brilho nos olhos e vontade de vencer.

Ao Seu lado, Bárbara Vitória Gomes, 19 anos de idade e sete de atletismo. A jovem irá participar das provas de 3 mil metros com obstáculo e 1.500m. Ao ser questionada sobre o auge da sua carreira, a atleta revela: “Todo esportista fica feliz quando entra no ranking nacional e é destaque em seu país. Acredito ser o momento mais emocionante de uma jornada de treinos e dedicação. Após sete anos no esporte, quando entrei para o ranking, me vi realizada e ainda mais motivada”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra